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Selinho: " TODO BLOG BEM CUIDADO MERECE UM SELO CAPRICHADO"

Mais um carinho que recebi !!!

Adorei e agradeço de coração , recebi das colegas Ivanise do blog " BAÚ DE IDÉIAS" , da Aninha do blog " LETRINHAS E COMPANHIA" e da gianne do blog " Bala de goma" e da Vivi do blog " LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO'. Quem ainda não conhece esses blogs , faça uma visita , vale muito a pena e quem já conhece também de uma passadinha por lá, estão cheio de novidades!



Percebi que muitas colegas queridas já receberam esse selinho, então vou tetar repassá-lo a outras blogueiras e um blogueiro( tio Dini) que acredito ainda não ter recebido , e os blogs são:


http://ideiasearte.blogspot.com/

http://tia-rafaela.blogspot.com/

http://tiodini.blogspot.com/

http://srejane.blogspot.com/ ( Victor + Artes Infantis)
http://www.sillovinho.blogspot.com/

Beijinhos

Trabalhos com E.V.A para o Natal

Encontrei essas dicas no blog da Fabiola : http://fabiolasonhomeu.blogspot.com, façam uma visita está recheado de sugestões!




Árvore de Natal

Olha que criativa essa idéia!






Uma Árvore de Natal feita com cds!

Fonte:http://fabiolasonhomeu.blogspot.com

Cantinhos para Sala de Aula




Se tem algo que podemos fazer para deixar a sala de aula com bastante opções para as crianças, são os cantinhos!

Eu particularmente adoro, assim as crianças tem alternativas de brincadeiras .

Vou ditar os cantinhos que em alguma vez eu adotei:


CANTINHO DO RABISCO


Esse cantinho é o meu favorito, vocês sabem que as crianças adoram riscar na parede, não é? Qual de vocês que é mamãe e nunca teve alguma parede pintada em sua casa?

Com esse cantinho as crianças ficam a vontade para rabiscar.

Forre uma parte da parede com algum papel, aconselho papel pardo por ser mais barato, quando o papel já estiver bem rabiscado é só virar e aproveitar o outro lado.



CANTINHO DO CABELEREIRO OU SALÃO DE BELEZA



Pendure um espelhinho na parede( o ideal é fixá-lo para que não haja a possibilidade das crianças retirá-lo) e disponha uma cadeirinha. Nesse cantinho pode haver escovas de cabelo, secador( pode ser o secador estragado da mamãe), pinturas de mentirinha, enfim tem muitos objetos que podem ser usados. As meninas vão adorar!




CANTINHO DA MÚSICA






É só ter nesse cantinho instrumentos musicais, será mais legal ainda se esses instrumentos forem confeccionados pelas crianças. Como esse cantinho é um pouco agitado você pode combinar com os alunos os dias que esse cantinho ficará livre.



CANTINHO DA LEITURA



Bom esse é obrigatório, se você ainda não tem em sua sala , crie um rapidinho. Basta alguns livros.

Se os seus alunos forem muito pequenos, encape bem os livrinhos , isso ajuda a conservá-los.

Você tambem pode criar livros com os alunos e aplicar um projeto de leitura tendo como objetivo geral estimular a leitura e os cuidados com os livros.






CANTINHO DA FANTASIA


Ter fantasias, chapéus, colares , pulseiras, cintos , enfim roupas e acessórios legais para as crianças deixarem a imaginação fluir.





-CANTINHO DO BRINQUEDO

-CANTINHO DOS JOGOS





-CANTINHO DAS REGRAS

Bom esse cantinho não será o favorito das crianças, nem será uma opção de atividade. Esse cantinho serve mais de apoio ao educador. Fixe na parede ( na altura dos alunos) as regrinhas ou combinações que fizeste com as crianças, não esqueça que essas regras devem ter ilustrações que facilite o entendimento das crianças.



Você pode inventar muitos cantinhos, faça uma rodinha com as crianças e investigue quais as suas preferências e coloque a criatividade em ação!



Espero que aproveitem as dicas!

Elis Corrêa





Selinho: " BLOGUEIRAS DO BEM"

Olá!

Fiz com carinho essa homenagem a todas as minhas queridas amigas blogueiras !

Mesmo que amigas virtuais, não deixam de ser amigas!

Vocês são pessoinhas especiais!






Então dedico este selinho a vocês !!!

Aninha do blog " Letrinhas e Companhia"
Vivi do blog " Letramento e Alfabetização"
Joana do Blog" Eu imagino"
Gianne do blog" Bala de Goma"
Célia do Blog ' Criando e Copiando Sempre"
Jacki do Blog " Educação Para todos"
Greice do Blog" Cantinho Lúdico"
Márcia do blog" Espaço da Criança"



Aproveitem e repassem a outras queridas colegas!

Beijos

MASSA CASEIRA PARA MODELAR

MASSA CASEIRA PARA MODELAR
Receita 1(massa de pão)

Material:

  • 4 xícaras de farinha de trigo,
  • 1 xícara de sal,
  • 1 e meia xícara de água,
  • 1 colher de (chá) de óleo
Modo de Fazer:

  • Numa tigela, misturar todos os ingredientes, amassar bem até ficar boa para modelar.
  • Guardar em saco plástico ou vidro bem tampado.Atenção: Esta receita não precisa ir ao fogo.
  • Não seca ao sol, mas você pode colocar as peças modeladas numa forma e pedir para um adulto colocar em forno brando para assar.
  • Depois de assadas, é só pintar com tinta para artesanato ou tinta preparada por você através de nossas receitas.

Receita 2
Material:
  • 1:500 g de maisena,
  • 100 g de sal,
  • uma colher de (café) óleo,
  • tinta vegetal
Modo de Fazer:
  • Misturar a maisena e o sal.
  • Juntar água suficiente para formar uma pasta.
  • Pedir para um adulto levar a massa ao fogo, mexendo sempre.
  • Acrescentar o óleo e o corante.
  • Guardar em saco plástico ou vidro bem tampado.
  • Atenção: a massa não deve ser deixada para secar ao sol.
  • Ela se conserva por vários meses, independente de qualquer produto químico.

Receita 3
Material:
  • 2 xícaras e meia de maisena
  • 1 xícara de salmeia xícara de água
  • uma pitada de corante.
Modo de Fazer:
  • Misturar todos os ingredientes.
  • Pedir para um adulto levar a massa ao fogo em banho-maria até desprender da panela.
  • Guardar em saco plástico ou vidro bem tampado.
  • Atenção: a massa não deve ser deixada para secar ao sol.
  • Ela se conserva por vários meses, independente de qualquer produto químico.
Este brinquedo foi tirado do livro: Brinquedo, desafio e descoberta: subsídios para utilização e confecção de brinquedos / Nylse Helena da Silva Cunha.Publicada pela FAE - Fundação de Assistência ao Estudante.

Tinta Caseira


Tintas Vegetais
Material:
BeterrabaCenouraEspinafre

Modo de Fazer:
Bater no liquidificador, com água, beterraba (para a cor vermelha),cenoura (para a cor amarela), e espinafre (para a cor verde). Espremer o líquido de cada um num pano e depois coar. Guardar as tintas em vidros e tampar bem.
Atenção: Pintar sobre papéis grossos, utilizando-se de vários tipos de pincéis, esponjas, chumaço de algodão preso num palito ou num lápis, ou então, usar frascos de desodorante vazios, do tipo spray, que cheios de tinta servirão para espirrar no papel preso numa parede ou num cavalete.
Este brinquedo foi tirado do livro: Brinquedo, desafio e descoberta: subsídios para utilização e confecção de brinquedos / Nylse Helena da Silva Cunha.Publicada pela FAE - Fundação de Assistência ao Estudante.

Campanha de Natal

Vamos Participar? Encontrei esse selo no blog "Bala de Goma" da Amiga Gianne!


Todo o ano milhares de crianças enviam cartas ao Papai Noel, ficam cheias de esperança!

Mas na maioria das vezes o presente não chega!!!!!

Essas cartas ficam no correio a espera de um papai noel solidário,
que pode ser eu ou você, pode-se escolher uma cartinha de acordo com o que você pode dar,
é muito emocionante pois tem pedidos que você nem imagina,
tem criança que pede comida e até emprego para os pais.

Pense nisso .... vá até os correios e de uma olhada, não custa nada,
seja o papai noel de uma criança carente,
o sorriso e a alegria que receberá em troca não terá preço!
Elis

Brincadeiras

Brincadeiras


O Pulo do Sapo
Marcar no pátio as linhas de partida e chegada. Ao sinal dado, os participantes, em posição de sapo (de cócoras), devem sair pulando até a linha de chegada. Vence aquele que chegar primeiro.
Imitando Tartaruga
Escolhem-se quatro jogadores para serem os pegadores. Os jogadores, para evitar serem apanhados, deitam-se de costas no chão, com os braços e pernas para cima imitando uma tartaruga. Quando estiverem na posição da tartaruga, não poderão ser apanhados. Termina a brincadeira quando todas as crianças forem pegas.
Corrida ao Contrário
Traçam-se duas linhas a uma distância de 10m (sendo uma o ponto de chegada e a outra o de partida). Ao sinal dado, todos os participantes estarão de costas e iniciarão uma corrida. O participante que chegar primeiro deverá voltar correndo de frente até o ponto de partida. Quem chegar primeiro será o vencedor.
Corrida do Cachorrinho
Marcar um ponto de partida e outro de chegada. Os participantes devem imitar a posição de cachorro, alinhando-se na partida. Ao sinal, saem depressa em direção à linha de chegada. Quem chegar primeiro será o vencedor.
Corrida de Dois
As crianças dão as mãos e não podem se soltar. E assim correm, pulando até a linha de chegada. Vencem os dois que primeiro atingirem a linha de chegada.
O Caçador Esperto
Riscam-se dois círculos para colocar os animais: as raposas e os coelhos( dois times com número igual de participantes). No centro, entre os dois círculos, risca-se também um triângulo, onde ficará o caçador. Os animais dos dois times chegam bem perto do caçador. Os que forem pegos pelo caçador passam a ser caçadores nas próximas jogadas, devendo ficar junto ao caçador, dentro do triângulo. A brincadeira continua e no final o time que tiver mais participantes será o vencedor.
Atenção, Olha o Caçador!
As crianças serão separadas em grupos de diferentes animais. Deve haver vários de cada classe, por exemplo: ursos, macacos, coelhos, etc. Desenhar dois círculos em cantos opostos. Uma das crianças será o caçador, ficando entre os dois círculos; o resto dos animais, em outro círculo. O caçador chama o nome de um dos animais e todos os que representam esse animal deverão correr pelo lado oposto. O caçador os perseguirá e, se conseguir, pegar alguém antes que chegue ao círculo, este trocará de lugar com o caçador.

Pique com Bola
Formar um círculo com todas as crianças, com espaço entre elas. Uma será escolhida para ficar no meio do círculo com uma bola. Dado o sinal, a criança jogará a bola para qualquer colega e em seguida sairá do seu lugar. Este toma a bola, corre para o centro do círculo e continua a brincadeira.
Balões voadores
As crianças estarão uma ao lado da outra sobre uma linha marcada no chão. Cada uma receberá um balão de borracha, enchendo-o de ar o máximo possível, segurando com o dedo para não esvaziar. Quando o professor gritar, as crianças devem soltar os balões que voarão e girarão de diversas formas. Será vencedor o dono do balão que cair o mais longe da linha marcada.
Voa, não voa...
As crianças estarão assentadas em círculo. O professor falará o nome de uma ave, e as crianças deverão mover os braços e as mãos como se estivessem voando. Quando o professor falar o nome de algo que não voa, as crianças deverão ficar com os braços e mãos imobilizados. Quem errar sai da brincadeira ou paga uma prenda. Ex: " Borboleta voa?( Todos imitarão o vôo.)Jacaré voa?(Todos deverão ficar imóveis).
Fonte:http://www.projetospedagogicosdinamicos.kit.net

Projeto : Esquema - Corporal e Órgãos e Sentidos









Alunos Atendidos: Crianças no período Pré-Escolar – 1o ou 2o ciclo de Educação Infantil.

Período: _____________________.( Mês em que será trabalhado)

Duração: De duas a três semanas.

Objetivos:
No final do projeto os alunos deverão ser capazes de:

· Identificar todas as partes do corpo;
· Conhecer as partes do corpo;
· Reconhecer os sentidos;
· Identificar e diferenciar as partes do próprio corpo com as partes do corpo dos amigos;
· Vestir-se e desvestir-se sozinhos.

O professor deverá:

· Estimular as crianças a: rolar, agarrar, sentar, engatinhar, andar em um pé só, andar sobre linhas – Trabalhando assim atividades de Psicomotricidade;
· Estimular o raciocínio e a atenção;
· Estimular a Socialização
· Estimular as crianças a explorar todos os 5 sentidos de forma abrangente.

Culminância:
· Ginástica orientada com músicas;
· Montagem de um mural e de dois bonecões para brincar e enfeitar a sala de aula.


“O coração da criança é campo favorável a semeadura do bem”



Iniciando o projeto com uma dinâmica...

Auto-retrato:

Objetivo:
· Explorar a forma corporal como veículo de mobilização da fantasia e da criação.

Desenvolvimento:
· Num primeiro momento organizar a turma em trios e propor a brincadeira do “João Bobo” – Em que um aluno fica no centro com o corpo rígido deixando-se movimentar para frente e para trás pelos dois colegas.
· Numa segunda brincadeira, ainda nos trios, propor que um aluno seja uma “marionete”- deixando os outros dois colegas manipularem seu corpo, adaptando-o a diferentes posições, de acordo com situações ou sentimentos que queiram expressar. Sugerir que revezem dentro do grupo de três.
· Numa terceira brincadeira o professor deve orientar, com uma música clássica ao fundo, que os alunos, de olhos fechados, toquem cada parte do corpo: cabeça, cabelos, rosto, braços, mãos, pernas, pés, barriga etc.
· Em seguida, cada aluno deitará em uma folha grande o suficiente para que a professora ou os colegas contornem o perfil do seu corpo;
· Todos com seus perfis contornados deverão completar a figura de seu corpo acrescentando detalhes que o identifiquem;
· É interessante que tenha um espelho grande, onde o aluno consiga se ver inteiro e observe cada detalhe antes de desenhar;
· Concluir com a montagem de um mural com os auto-retratos do tamanho natural das crianças.


Na “rodinha”:

· Num segundo momento o professor deve conversar de forma informal sobre cada parte do corpo: boca, nariz, orelhas, braços, mãos, tronco, pernas, pés...
Para que servem? – O professor deve provocar as crianças com esta pergunta para
Cada parte do corpo que for citada.

· Deixar que os alunos se expressem livremente, fazendo as devidas colocações e orientações.

· Ao fim da conversa sugerimos o trabalho com as músicas já bastante conhecidas em sala de aula, as quais as crianças adoram e encontram-se em um dos CDs que acompanha o presente projeto:

1 - Partes do Corpo:

Cabeça, ombro, joelho e pé.
Cabeça, ombro, joelho e pé.
Olhos, ouvidos, boca e nariz.
Cabeça, ombro, joelho e pé.

· Cantar a música dramatizando-a;
· Pedir que as crianças mostrem as partes do corpo em si e nos amigos;
· Mostrar gravuras e pedir que indiquem as partes do corpo.


2 - Pop Pop:

Coloque a mão para frente,
Coloque a mão para o lado,
Coloque a mão para frente,
Balança ela agora
Eu danço pop pop
Eu danço pop pop
Eu danço pop pop
Assim é bem melhor!

( Repetir com todas as partes do corpo possíveis. )

· Cantar a música dramatizando-a .


3 - Remexo:

Ponha a mão na cabeça
Ponha a mão na cintura
Dá um abraço no corpo
Dá um abraço doçura
Sai sai sai Oh! Piaba Sai lá da lagoa.

· Cantar a música dramatizando-a.

Relaxamento...
Aproveitar a excelente fase da cantora e apresentadora Xuxa e do estímulo que provoca nas crianças, concluir com o relaxamento da música: Feche os olhos – Do CD Xuxa só para baixinhos 1 – Contém em um dos CDs que acompanham o presente projeto.

Todas as músicas contidas no CD que acompanha o projeto são excelentes para serem trabalhadas de forma dramatizada, como uma ginástica cantada.


Se meu corpo falasse...

Ler de maneira lúdica e agradável um ou mais livros da coleção CORPIM de Ziraldo.
Comentar com os alunos o tema principal dos livros: As partes do corpo e seus sentimentos, pensamentos, ações, ideais e planos futuros.
Propor aos alunos que imaginando a voz de cada parte do corpo respondam perguntas como: Se o nariz falasse, o que ele diria?
E o dente cariado? E os seus pés depois de você andar muito? E a barriga quando você come demais?
Após esta etapa, quando o grupo estiver bastante incentivado pedir que as crianças façam perguntas para as partes do corpo dos amigos.
Deixar que as crianças expressem suas idéias, pensamentos, elaborem suas frases, intervindo o menos possível – mas estimulando sempre, mostrando interesse na brincadeira.
Em um segundo momento o professor – dinamizador deve propor que a turma divida-se em grupos monte os quebra-cabeças das partes do corpo – Modelo em anexo.

Deixar que os alunos montem e desmontem enquanto houver interesse.

É interessante apresentar um cartaz com as partes do corpo e deixar fixo na sala de aula.

Montar bonecos articulados com as crianças, fazendo-as pintar, e deixar que brinquem a vontade por algum tempo – Modelos em anexo.

Os Sentidos...

Já tendo explorado bastante as partes do corpo, observado no espelho, dançando, tocando-o, relaxando... Passar para a segunda fase do projeto: Explorar os sentidos.

· Visão: Mostrar figuras coloridas pequenas, médias e grandes; figuras preta e brancas pequenas, médias e grandes; mostrar de longe, de perto, de muito perto – sempre perguntando o que estão vendo e como. Provocar os alunos para que percebam a importância da visão. E repetir a pergunta: Para que servem nossos olhos?

· Audição: Brincar de identificar sons de instrumentos, da natureza,vozes, barulhos em geral; falar bem baixinho, falar alto, propor que todos sussurrem, gritem, fiquem em silêncio. Enfim, através de diversas brincadeiras provocar para que percebam a importância dos ouvidos e da audição. Repetir a pergunta: Para que servem nossos ouvidos?
· Olfato: Brincar de distinguir diferentes cheiros de olhos vendados – Dizer cheiros que agradam e os que desagradam - provocando-os até perceberem a importância de nosso nariz, de nosso olfato.

· Paladar: Brincar de provar diferentes tipos de alimentos de olhos vendados – provocando-os até perceberem a importância da língua, de nosso paladar.


· Tato: Brincar de sentir diferentes texturas: algodão, lixa, esponja, água fria, água morna, gelo etc.) – provocando-os até perceberem a importância do tato, de sentir o toque. O professor pode criar uma caixa fechada com um buraco apenas para caber as mãos das crianças, e dentro dela devem conter diferentes materiais onde poderão tocar e dizer o que sentem se é macio ou áspero. Outra brincadeira legal é: de olhos fechados, descobrir em que parte dos eu corpo o colega está tocando.


Brincar com o corpo e com os sentidos...

O professor deve propiciar atividades diversas de Psicomotricidade:

· Pular em um pé som ao ritmo de uma música;
· Andar em cima de uma linha traçada no chão com uma bola na mão;
· Subir e descer escadas ao ouvir determinados sons;
· Engatinhar, saltar, com ritmo ou livremente;
· Virar cambalhota com auxílio do professor em um colchonete;
· Vestir e desvestir-se, com a roupa pedida, a cada ordem do professor;
· Dançar em diferentes ritmos;
· Pular entre bambolês;
· Imitar animais;
· Andar em curvas;
· Arremessar e agarrar bolas;
· Brincar de Chefinho mandou;
· Brincar de Morto-Vivo;
· Brincar de Estátua;
· Brincar de cabra-cega;
· E inúmeras outras atividades de acordo com a necessidade da turma, material disponível, tempo e desejo do professor...


Sugestões de Alguns Jogos de Trabalho com corpo e explorando os sentidos:

1 – Caçador de tartarugas:

Os jogadores dispersam-se pelo pátio: são as tartarugas. Ao sinal, o caçador sai correndo para pegar as tartarugas. Estas evitarão ser apanhadas deitando-se de costas, pernas e braços encolhidos, imitando tartaruga deitada de costas. Enquanto estiverem nesta posição, não poderão ser caçadas. O jogador que for apanhado será eliminado.


2 – Jogo das Cores:

Sentados em círculos, os alunos devem aguardar a indicação do professor.
Ao indicar uma cor, exemplo: verde – Todos devem sair correndo e tocar em algo da cor indicada.

3 – Me dá um abraço:

Os alunos devem estar distantes um do outro. Ao sinal especificado: Três palminhas dadas pelo professor, por exemplo, todos devem correr e encontrar um amigo para abraçar.

4 - Lobos e Carneirinhos:

Formação: Traçar no chão duas linhas afastadas cerca de 20 metros uma da outra. As crianças são divididas em dois grupos: lobos e Carneirinhos. Cada grupo se coloca atrás de uma linha. O grupo dos lobos fica de costas para o grupo dos Carneirinhos.

Desenvolvimento:
Ao sinal do professor, os Carneirinhos saem a caminhar, o mais silenciosamente possível, em direção aos lobos. Quando estiverem bem próximo deles o professor diz: “Cuidado com os lobos”!Estes, então, voltam-se rapidamente em partem em perseguição aos Carneirinhos. Os Carneirinhos apanhados antes de alcançar a linha original ( de onde vieram) passam a ser lobos. Na repetição da brincadeira invertem-se os papéis.

Sugestão:
Antes de proporcionar essa brincadeira, é interessante que se explore o que se sabe e se discuta sobre esses animais: Como são? Quem já viu um carneirinho? Quem já viu um lobo? Onde? Quando? Se viu, o que achou do animal? Vamos imitar um lobo? Vamos imitar um carneirinho?
O professor deve explorar o tema de acordo com o interesse das crianças.


5 - Onça Dorminhoca:

Formação: Formar com os alunos uma roda grande. Cada criança fica dentro de um pequeno círculo desenhado sob os pés, exceto uma que ficará no centro da roda, deitada de olhos fechados. Ela é a Onça dorminhoca.

Desenvolvimento: Todos os jogadores andam a vontade, saindo de seus lugares, exceto a onça dorminhoca que continua dormindo. Eles deverão desafiar a onça gritando-lhe: “Onça dorminhoca”! Inesperadamente, a onça acorda e corre para pegar um dos lugares assinalados no chão. Todas as outras crianças procuram fazer o mesmo. Quem ficar sem lugar será a nova Onça dorminhoca.

Sugestão:
O professor poderá proporcionar um estudo sobre a onça, de acordo com o interesse das crianças: Quem já viu uma onça?
Aonde? Quando?
Como ela é? Como vive? O que come?
Quem quer imitá-la?
Confeccionar uma máscara de cartolina ou papelão para aquele que fará o papel da onça.
Partindo deste estudo, a criança, quando for desenvolver a atividade, criará um personagem seu relativo à brincadeira.


6 - Corrida do Elefante:

Formação: As crianças andam à vontade pelo pátio. Uma delas separada utiliza um braço segurando com a mão a ponta do nariz e o outro braço passando pelo espaço vazio formado pelo braço. ( Imitando uma tromba de elefante).

Desenvolvimento: Ao sinal, o pegador sai a pegar os demais usando somente o braço que está livre ( O outro continua segurando o nariz). Quem for tocado transforma-se também em elefante, logo, em pegador, adotando a mesma posição. Será vencedor o último a ser preso.

Sugestão: As crianças, durante a brincadeira podem caminhar como um elefante.



Sempre é bom...

· Trabalhar com parlendas, adivinhas, trava-línguas;
· Desenhar livremente ou de maneira orientada – Exemplo: Desenhe seus olhos.
· Trabalhar pesquisas. Deixar que as crianças recortem e colem diferentes figuras de corpo humano;
· Usar as cantigas e brincadeiras de roda;
· Modelar bonecos, procurando colocar todas as partes do corpo;

Para finalizar o projeto sugerimos a criação de um boneco do tamanho das crianças feito de sucata – Nomeá-lo, listar suas características de personalidade e caráter, cada parte do corpo que for sendo criada o professor aproveita para revisar tudo que já trabalharam.


Autoria: Patrícia Fonte

Quebra – cabeças das partes do corpo: ( Veja o modelo - clique aqui:http://www.projetospedagogicosdinamicos.kit.net/index_arquivos/esquemacorporal.doc)

· Xerocar ou mimeografar os modelos acima
· Colar atras de uma cartolina ou de um papel cartão
· Plastificar
· Recortar no pontilhado
· Estão prontos os quebra-cabeças para as crianças brincarem de formar os corpos da menina e do menino

Modelos de Bonecos Articulados: ( veja o modelo clique a qui:http://www.projetospedagogicosdinamicos.kit.net/index_arquivos/esquemacorporal.doc)

· Xerocar 2 vezes para cada aluno;
· Propor que as crianças pintem os modelos;
· Colar em papel cartão;
· Prender as partes do corpo com bailarina para maior resistência.
· E estará pronto para brincar!

Exemplo de Atividade Artística Sistematizada: ( Veja o modelo clique aqui:http://www.projetospedagogicosdinamicos.kit.net/index_arquivos/esquemacorporal.doc)
Cole lã da cor de seus cabelos na cabeça da figura e complete o rosto recortando e colando os órgãos do sentido nos lugares cor
retos:

A importância do brincar com o corpo na Educação Infantil:

Durante muito tempo as creches, Pré-Escolas ou Jardim de Infâncias foram consideradas locais para deixar a criança com alguém de segurança para os pais poderem exercer seus trabalhos, ou, no máximo, um local para brincar. Hoje sabemos a importância e o papel pedagógico, educativo, social desta fase da criança.
Pesquisas demonstram que quando a escola é um ambiente altamente estimulante, onde possam ter como se explorar, imitar, olhar, escutar, expressar-se através de sua fala e em contato com crianças da mesma faixa etária, tendo a professora como facilitadora e orientadora, as crianças com menos de 6 anos desenvolvem sua inteligência de forma surpreendente.
A nós educadores cabe propiciar atividades diversificadas e criar ambientes educativos cada vez mais ricos e desafiadores.

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."
( Carlos Drumond de Andrade )

A brincadeira é o caminho do desenvolvimento cognitivo na infância. E é a partir da exploração do seu próprio corpo e dos amigos que iniciam as construções dos conhecimentos e habilidades principais. Em vez de impedí-las de brincar, o ideal é apresentar materiais que incentivem brincadeiras diversas e enriqueçam cada vez mais o processo ensino-aprendizagem.


Fonte www.projetospedagogicosdinamicos.kit.net/

Molde Papai Noel


Papai Noel
Pode ser feito com e.v.a, tnt e até com cartolina!
Fonte: Painel Criativo

Origem do Natal


O Natal
Olá Amiguinho, no dia de natal ganhamos muitos presentes e fazemos uma grande festa, mas você sabe qual é o motivo de tanta comemoração?
O natal é comemorado no dia 25 de dezembro, mas a festa sempre começa um dia antes, durante a ceia de natal!
É quando a mamãe ou a vovó preparam aquela mesa cheia de coisas gostosas para comer.
A tradição da ceia vem da "Santa Ceia", quando Cristo reuniu seus Apóstolos e instituiu o Santíssimo Sacramento.
No dia de Natal é celebrado o nascimento de Jesus.
Ele nasceu em Belém, em uma gruta, e durante sua vida espalhou pelo mundo lições de amor ao próximo.
A história nos conta que no dia do nascimento de Jesus, teria ocorrido uma grande explosão estrelar que resultou na imagem da estrela de Belém.
Os três Reis Magos: Belchior, Baltasar e Gaspar, foram guiados por esta estrela até o local onde nasceu Jesus, levando em oferenda ouro, incenso e mirra.
O ouro que representa a realeza, o incenso que representa a divindade e a mirra que representa a imortalidade.
A cena dos Reis Magos encontrando Jesus foi imortalizada pelos presépios, que até hoje são montados durante esta época do ano.
Quem tomou a iniciativa de montar o primeiro presépio foi São Francisco de Assis, em 1224. A partir daí, a tradição de montar o presépio ganhou o mundo.
Outro símbolo muito importante no natal são as árvores enfeitadas.
Esse ritual foi extraído dos pagãos.
Durante o inverno os povos europeus tinham o costume de enfeitar suas casas com folhagens e árvores ainda verdes para alimentar a esperança de que a primavera se aproximava.
Sob o ponto de vista religioso, a árvore de natal, toda verde, é sinal de vida, enquanto as bolas nela penduradas significam os bons frutos oferecidos por Jesus à Humanidade.
Já as velas representam a presença de Cristo como Luz.
Agora, um dos ícones mais encantadores do natal é sem dúvida o Papai Noel.
Diz a lenda que ele vive no Pólo Norte e tem uma fábrica de brinquedos, onde trabalham seus ajudantes, os duendes. Na noite de natal, ele pega seu trenó, puxado por renas voadoras, enche seu saco vermelho de presentes e sai para presentear todas as crianças que se comportaram bem durante o ano.
A figura do bom velhinho de barbas brancas foi inspirada no bispo São Nicolau.
"Atribuíram-se a ele vários milagres, mas o que marcou definitivamente foi sua bondade e a prática de distribuir presentes entre as crianças".
Fonte: http://smartkids.terra.com.br/pergunte/natal/index.html

Calendários




Projeto Natal - Educação Infantil



Segue mais um projeto para o Natal, esse eu encontrei no blog da colega Andreza : www.meustrabalhospedagogicos.blogspot.com




Projeto Natal
PROJETO Natal
E.M.E.I
Professoras: Vanessa e Flávia
Duração : 1 MêsI
– JUSTIFICATIVA:
Qual a tradição que nossa família possui para comemorar o Natal? Qual a origem desta tradição? E as origens das peculiaridades desta festa, como as meias na lareira, o pinheirinho, a bola de enfeite, o canto do galo, as castanhas, a troca de presentes, o presépio?
Qual o significado histórico/religioso do Natal?Este projeto surgiu ao pensarmos no tema Natal, no quanto ele pode ser atrativo para as crianças, nas questões acima e em tantas outras que poderão surgir na busca de respostas às mesmas. Pretende-se conduzir uma série de atividades que facilitem a aquisição e construção de conhecimentos das tradições de Natal pelos alunos de forma participativa, descontraída , buscando integrar a perspectiva de diversas áreas envolvendo aspectos históricos, sociais, culturais, biológicos, comerciais, etc.II
- Conteúdos:
1. CONTEÚDOS
CONCEITUAIS:
• Saber sobre a origem da data, quem foi Jesus?
• Reconhecer a importância das boas ações para nossa vida.
• Compreender a importância do nascimento de Cristo para a Humanidade, e o que ele nos ensinou.
• Conhecer os significados dos vários símbolos natalinos:- Por que na ceia de Natal sempre há castanhas? (Ciências)- Por que Papai Noel usa roupas de inverno? (Geografia)- Por que as pessoas trocam presentes no Natal? (História Religiosa)- Por que tem gente que como peru no Natal? (História)- Qual o significado dos enfeites como pinheirinho, bolas de vidro, neve, presépio, meia na lareira, etc? (História)- Qual pode ser o motivo dos "amigos-secretos" entre os familiares? (Economia)- E os contos, filmes, sobre o Natal ?... Que tal ler, assistir, discutir, escrever sobre eles• Perceber a importância de se estar junto de quem se ama, confraternizando e compartilhando do verdadeiro espírito de Natal!
2.CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:
• Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema.
• Realizar atividades que proporcionem a confraternização, o construir conjuntamente.
• Observar as diversas tradições de comemorar o natal pelo mundo, inclusive dos países não Cristãos.
• Analisar as comemorações das famílias dos alunos e discutir sobre as diferenças.
• Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema.
• Construir presentes artesanais que serão trocados nos amigos-secretos.
• Confeccionar enfeites para a árvore da Emei.
• Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento.
3. CONHECIMENTOS ATITUDINAIS
• Que a criança saiba que o natal representa o amor de Jesus, e a importância de suas mensagens para melhorar o mundo em que vivemos.
• Que perceba o verdadeiro significado de praticar boas-ações e continue a fazê-las todos o dias de sua vida.
• Participar de momentos de união que os socializem e os marquem para sempre positivamente.
• Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre• Valorizar a família,• Desvencilhar o natal do comercial, da necessidade do presente.
II – OBJETIVOS GERAIS:
• Incentivar a criança e o jovem a vivenciar o amor e o respeito pelas pessoas;
• Valorizar a convivência familiar, a vivência do amor entre as pessoas;
III- ETAPAS PREVISTASLINGUAGEM ORAL E ESCRITA
• Leitura de textos, histórias poesias que falem sobre o assunto.
• Produção coletiva de pequenos textos.
• Escrita espontânea.
• Cruzadinhas, caça-palavras.
• Atividades com alfabeto móvel.
• Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado.
MATEMÁTICA
• Situações-problema envolvendo o tema.
• Estatísticas (quantos países comemoram o natal, quantos não comemoram).
NATUREZA E SOCIEDADE
• Observação do ciclo da água.
• Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas.
• Experiências diversas com a água nos estados : sólido/líquido/gasoso.
• Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva no bairro e a ocorrência de esgoto a céu aberto.
• Vídeos que abordam o tema.
• Pesquisa sobre as comemorações do Natal pelo mundo e suas peculiaridades.
ARTES VISUAIS
• Desenho livre e de observação.
• Recorte e colagem
• Dobraduras
• Releitura de obras de arte
• Modelagem com areia e argila
• Técnicas de pintura.
• Confecção de caixinhas para a troca de presentes.
• Confecção dos enfeites da árvore.
• Confecção dos tsurus pelas professoras ( 20 cada)MÚSICA E MOVIMENTO
• Atividades diversas , músicas e cantigas relacionadas ao tema.
• Cd especial de natal (gravado especialmente para a data)
• Corais de músicas natalinas
AVALIAÇÃO
• Hora social e/ou exposição de trabalhos.
• Carinha das crianças.DESENVOLVIMENTO
1ª Etapa
• Fazer um levantamento com as crianças sobre o que sabem sobre o natal, relatando também como é comemorado o natal em sua casa, Se na família de alguma criança não possuir esta tradição, questionar os motivos deste fato.
• Assistir o vídeo sobre o nascimento do menino Jesus, e depois construir o presépio junto de cada professora,
2ª Etapa
• Cada professora confeccionará 20 tsurus e fará um pedido de natal, ou um agradecimento com a turma depois de conhecerem a lenda japonesa.
• Pindurar os Tsurus pela escola.
• Cada turma criará um cartaz do seu gosto com uma mensagem de natal criada pela turma para enfeitar as paredes do pátio.
• Cada professora encherá 20 bexigas para enfeitar a escola na semana do natal.
• Cada turma será responsável por confeccionar 10 enfeites para a árvore de natal, de acordo com as sugestões. (Ver final do plano)
.3ª Etapa
• Apresentar no final do projeto (dia da confraternização final), ou uma música, dança ou peça de teatro.
• Cada turma fará um pequeno painel com atividades feitas durante o projeto para exposição.
• Fazer uma oficina com as crianças de confecção de caixinhas de presentes, que serão pintadas por eles e com balas, e serão trocadas através de amigo-secreto.
Trocar bilhetes também.Sugestão de coro-falado:NASCE JESUS(Para três crianças)
1 - Nasce Jesus, fonte de luz,descem os anjos cantando,
2 - Nasce Jesus, fonte de luz!Trevas vem pois dissipando.Nasce Jesus, fonte de luz!Rompe as cadeias do forte,raia o dia da salvação,triunfante vem!
3 - Salve Jesus! Ó firma teu justo impériograto louvor os homens e os anjos dêem!
Todos: Nasce Jesus, fonte de luz!
Oh, glória a Deus nas alturas!
Paz na terra aos homens,a quem quer ele bem!
DEUS NOS AMOU
1 - Deus nos amou e nos mandouCristo seu filho querido!
Deus nos amou e nos encarnou!Vede o menino nascido!
2 - Deus nos amou! Deus no amou!
Digam-no todos os povos!
Gozam paz e salvaçãotodos os que crêem!
3 - Reino bendito!
Reino de amor divino!Eis que as nações resgate por Cristo têm!
A MENSAGEM DE AMORJUNTAS:Todas as belezas,Que há na terra e céus,para nosso encanto,criou-se nosso Deus.
1ª criança - (com uma cestinha de flores)Deu à flor mimosa,cores de encantar,deu ao passarinho,seus cânticos sem par.
2ª criança - (com uma cestinha de frutas).Da invernia o vento,céu azul, verão,as maduras frutasnos vem de sua mão.
3ª criança - (com uma Bíblia na mão).Deu-nos a santa lei,salmos de louvor;mandou os profetasfalar do seu amor.Mas o homem surdonão deu atenção,nem amou, seu criador,em seu coração.
4ª criança - (com uma grande estrela dourada ou prateada).Deus mandou seu filho,do alto raiou a luz;Jesus rendeu a vida,morreu por nós na cruz.
JUNTAS:Cantem nossas almas,hinos de louvorpelas grandes bênçãos,que mostram seu amor.
Sugestões de lendas e contos:
Flor da noite de Natal
Conta a lenda que uma camponesa olhava do lado de fora de uma igreja as pessoas oferecendo presentes ao Menino Jesus. Ela se sentia triste, pois não tinha nada para homenagear. Então um anjo apareceu e lhe disse: "Apanhe algumas plantas que crescem ao lado da estrada e oferece como presente."Ela aceitou o conselho e apanhou uma porção de folhas de poinsettia verdes e as levou para dentro da igreja. As pessoas da congregação riram quando a viram entrar com suas roupas maltrapilhas carregando um punhado de ervas daninhas. Envergonhada e ruborizada diante da situação, conforme seu rosta ficava vermelho, um fenômeno aconteceu: as folhas mudaram de cor, tornando-se em vermelho sangue, transformando-se em lindíssimas flores. As pessoas ali presentes ficaram extasiadas com o fato.Esta flor, conhecida como "bico-de-papagaio", tem o nome científico de Poinsettia, uma homenagem ao seu descobridor Dr. Poinsett. Ele a encontrou no México em 1828, e é chamada por "Flor da Noite Feliz".A explicação científica para a mudança de cor, se dá pela reação da planta exposta a luz durante muito tempo.A última árvore de NatalUm antigo conto de NatalEu vi um caminhão cheio de árvores de NatalE cada uma tinha uma estória prá contar,O motorista colocou-as numa fileiraEsperando que as pessoas as viessem comprar.Ele pendurou umas luzinhas brilhantesE uma placa em que se podia ler"ÁRVORES DE NATAL"e em vermelho escrevia"ÁRVORES DE NATAL PARA VENDER"Ele se serviu de chocolate quenteNuma garrafa térmica fumegante,E assim começou a nevarEnquanto uma família estacionava esfuziante.Uma mãe, um pai, e um menininhoPararam o carro, rapidinhoVieram caminhando e começaram a procurarA perfeita árvore para se decorar.O garotinho ia na frente,com seu olhar reluzente, a exclamar:"Elas têm cheiro de Natal, mamãe!Sinto cheiro de Natal em todo lugar.""Vamos comprar uma árvore de quilômetros de altura!A maior que pudermos encontrar!Uma árvore que encoste no teto!Uma que nem dê para carregar!""Uma árvore tão grandeQue até mesmo o Papai Noel, quando olhar,Vai se admirar:"Esta é a árvore mais belaQue já vi neste Natal!"Para achar o pinheirinho perfeitoProcuraram com muita prontidãoAqui e ali, e até mais de uma vez,O papai examinou e balançou mais de seis!"Mamãe, mamãe eu achei, eu achei!O pinheirinho que mais gostei!Tem um galhinho quebradoMas que pode ficar disfarçado.""Do anjinho da vovó tiraremos o póE lá no alto esperandoFicará nos guardando.Poderemos comprá-la? Por favor, por favor!Pediu com fervor.""Que tal tomarmos chocolate quente?"Perguntou o vendedor indulgente.Enquanto abria a garrafa para aquela gente."Isto sim vai aquecer o ambiente!"Em três pequenos copos de papelEle serviu o chocolate espumante,Enquanto brindavam, esperançosos,Por mais um Natal esfuziante."Você escolheu certinho", disse ele,"Este é realmente o melhor dos pinheirinhos".Mas o garotinho estava agoniado,Pois o preço, para o pai, era muito elevado."Feliz Natal"disse o homem,Amarrando o pinheirinho com um cordão."A árvore é sua com uma condição:Manter uma promessa de Natal.""Na noite de Natal,Quando for deitar e rezar,Prometa no seu coraçãozinho guardarO encanto do Dia de Natal!""Agora corra para casa!Pois este vento geladoSuas bochechas têm queimado.E peça ao papai para com todo cuidadoEnfeitá-la com os ornamentos comprados.E que, no fim da empreitada,Mate-lhe a sede, coitada!"E assim foi com o vento zunindoDurante toda a noite gelada.Tendo o homem dado árvore,Após árvore,Após árvore...Para cada pessoa que apareceu,Brindou com o chocolate espumanteNos pequenos copos, tão quentes,Para manter aconchegante o ambiente.Quem jurou manter a promessaDe guardar no coração o encanto do Natal,Saiu na noite contenteCantando canções alegremente.E quando tudo acabouSó uma árvore restou:Mas ninguém estava láPara esta árvore adotar.O homem que vendia árvores, então,Vestiu seu grosso casacãoE partiu para a florestaCom a última árvore da festa.Ele deixou o pinheirinhoPerto de um pequeno riachinho.Para que as criaturas, sem pousada,Pudessem fazer dela sua morada.Ele sorria enquanto tirava os flocos de neveQue na sua barba encontrava.Foi aí que de trás de um arbustoUma rena quase lhe pregou um susto.Olhou para ela e sorriu.Fazendo um carinho na grande criatura,Pensou com brandura:"Parece que o Natal chegou novamente!.""Ainda temos muito chão,E muitas coisas por fazer!Vamos para casa, amigo, trabalharNeste Natal que vai começar.Ele olhou para o céu,Ouviu os sinos a tocar,E, num pestanejar...O vendedor já não estava mais lá!
SUGESTÕES DE ENFEITES PARA A ÁRVORE DE NATAL
1. Bolas de Isopor grande enfeitadas ao gosto de cada turma
2. Artesanatos em geral
3. anjinhos
4. botinhas de Eva
5. cartões de natal
6. papais-noéis
7. estrelinhas cobertas com glíter




Conteúdos da Pré-Escola


Faixa Etária: 02 anos a 6 anos e 11 meses

1- Língua Portuguesa

  • 1.1- Objetivos:
  • Espera-se que a criança:.
  • Expresse o pensamento com desembaraço:.
  • Utilize a linguagem como meio de ampliação do pensamento. organizando idéias e sequenciando-as logicamente:.
  • Identifique a função social da leitura e da escrita. através de múltiplas atividades de linguagem:.
  • Perceba a relação entre palavras falada e a palavra escrita. iniciando-se. assim. a sistematização da alfabetização.

  • 1.2- Conteúdos: .
  • Expressão e interpretação de vivências através de diferentes formas de manifestação: * gesto:* desenho:* cores:* movimentos:* sons: .* palavras;* conversas (relatos, comentários, debates);* entrevistas.
  • A expressão oral como forma de comunicação:* conversas;· relatos - em seqüência. acontecimentos vivenciados;· reprodução - em seqüência, histórias, vídeos;· criação de histórias;· ampliação do vocabulário.
  • . Conhecimento das várias modalidades de linguagem: *narrações:* poemas;* histórias;* quadrinhas;* parlendas;* trava-língua:* piadas;* música;* adivinhações:* provérbios..
  • O desenho como representação gráfica da idéia;* pessoas;* objetos:* cenas:* situações:* desenho livre:*Diferenciação entre desenho e escrita.Produção de escrita espontânea (grafismo), r­Compreensão do que e o que ela representa.
  • Reflexão e operação com a linguagem. na sua função social:* jornais:. revistas:* livros:* dicionários:* enciclopédias:. bilhetes. recados:. propagandas:. receitas:* bulas:* placas informativas;* histórias em quadrinhos:* cartas;* diários:* anúncios:* cartazes:. listas de nomes. de supermercados. telefones.·
  • A escrita como representação na fala. --­·
  • .Reconhecimentos e escrita do seu nome, de seus colegas, objetos. logradouros do seu meio ambiente. r­·
  • Construção de textos espontâneos, mesmo sem apresentar conversão na escrita:-­* Reescrita de histórias a partir de leitura e, interpretação de narrativas infanto­-juvenil contos, fábulas, lendas* relato de experiências, individual e coletiva;* histórias em quadrinhos;. paródias..
  • Aquisição de base alfabética e do funcionamento do' sistema de representação dal'íngua escrita:. escrita como representação da fala e as letras como representação do fonemas;* as formas e tipos de letras (de forma, cursiva, maiúscula e minúscula);* as diferentes interpretações dos textos;* as diferentes maneiras de construir outros textos, a partir de textos lidos.
2- Matemática

  • 2.1- Objetivos:
  • Espera-se que a criança:.
  • Desenvolva o raciocínio lógico-matemático, através de experiências concretas; .
  • Participe, ativamente, na busca de soluções dos problemas que surgirem

  • 2.2 - Conteúdos:.
  • O professor deverá detectar em que momento se encontra o conhecimento da criança nos conceitos referentes a:* grandeza - maior/menor, grosso/fino, alto/baixo;* posição - em cima/em baixo. entre, direita/esquerda:. direção e sentido - para frente/para trás, para direita/para esquerda, paracima/para baixo. no mesmo sentido/em sentidos contrários. meia volta/uma volta:.
  • identificar a subtração com uma situação-problema que envolve a Idéia ae tirar.de comparar ou de completar:identificar a divisão como uma situação-problema que envolve a Idéia de separar uma coleção. em grupos. com o mesmo nu meros de objetos .
  • Geometria:exploração sensorial de objetos:. Distinção de formas: Percepção da forma como um atributo dos objetos físicos. Relação espaço-tempo:
    exploração espacial dos objetos. do próprio corpo e do meio ambiente:orientação espacial (posição. direção. lateral Idade):localização no tempo e sequenclalização.
3- Integração meio física e social
  • 3.1- Objetivos:
  • Espera-se que a criança:.
  • Se integre melhor ao seu meio físico e socIal. através da estimulação constante:.
  • Adquira experiências que facilitem a compreensão do mundo que a cerca e as inter­relações que nele ocorrem
  • :Experimente. observe e investigue.

  • 3.2- Conteúdos:
  • . Identificar intervalos de tempo:* hora, dia. semana, mês. ano:* manhã, tarde. nOite:* ontem, hoje. amanhã..
  • Identificar suas atividades diárias e responsabilidades:* Levantar. alimentar-se. executar tarefas (em casa e na escola) dormir, higienecorporal.
  • * Identificar as próprias características e as das pessoas com as quais convIve emcasa e na escola:.. Nome. idade, data do seu aniversário;nomes das pessoas de sua família. relações de parentesco e funções que elasexercem:.. Nomes e funções que exercem as pessoas na escola;.. sua pOSiçãO no contexto familiar e escolar:* relações existentes entre as pessoas (de parentesco. de amizade, decooperação, (de trabalho e de estudo)..
  • Demonstrar comportamentos adequados de relacionamento e convívio social:. Formas de cumprimentar as pessoas;. Atenção e consideração pelo outro;. Atitude de respeito à propriedade alheia e direito do outro..
  • Identificar os direitos e deveres de cada pessoa da família e pela escola;
  • . Identificar as regras estabelecidas pela família e a escola:.
  • Estabelecer relações de posição e distância:*sua posição geográfica na sala de aula:*a posição da sala de aula em relação ao prédio da escola:*pontos de referêncIa na vizinhança da escola e da casa:.
  • Reprodução animal: naSCimento e crescimento aos filhotes.
  • CaracterístIcas externas ao corpo humano-partes. órgãos ao sentido e características sexuais primarias:" relação dos órgãos externos com as respectivas funções:" importância do asseio corporal para manutenção da saúde...
  • Relação entre os órgãos dos sentidos e as percepções do ambiente:" orientação espacial a partir do corpo da criança: lateral idade. anterioridade e profundidade..
  • Algumas funções do corpo humano: alimentação de movimentos respiratórios. pulsação e batimentos cardíacos e aumento de transpiração e eliminação de dejetos:" relação entre exercícIos físicos e aceleração de movimentos respiratórios.batimentos cardíacos e aumento de transpiração:" relação entre a intensidade da transpiração com o aumento da temperaturaambiente
  • :" importância da higiene do vestuário. da alimentação e da habitação para amanutenção da saúde..
  • Diferentes etapas do crescimento e do desenvolvimento: recém-nascidos. lactente. pré-escolar. escolar. adolescente e adulto..
  • Influência da alimentação no crescirnento e no desenvolvimento:" ocorrência de algumas doenças próprias da Infância: sarampo, catapora.coqueluche, etc.:" importância da vacinação como meio de prevenir algumas doenças próprias dainfância
.4- Educação física

  • 4.1- Objetivos:
  • Espera-se que a criança:.
  • Explore os movimentos do seu corpo de forma coordenada:.
  • Localize-se bem no espaço, adquirindo o vocabulário específico quanto á posição,localização e distância:.
  • Perceba a relação que eXiste entre seu corpo, objetos e demais seres vivos:.
  • Aumente sua disPosição física e adquira um refinamento da coordenação motora
  • .4.2- Conteúdos:.
  • Conhecer e dominar o próprio corpo - parado e em movimento:" estruturação do esquema corporal:" exploração das diferentes posições do corpo (sentado. deitado. ajoelhado);" percepção dos segmentos do corpo (brancos. pernas. tronco. cabeças e suascombinações);
  • " domínio de lateral idade:" funções vitais do corpo (respirar. comer, pulsar. etc.).
  • " relações do Indivíduo e espaço ocupado-pOSiçãO e distância:. Relação do Indivíduo com os outros:" socialização:" autonomia:" auto-conceito:" afetividade..
  • Desenvolvimento elementar das quantidades fíSicas primárias: andar, correr. saltar. equilibrar. flexionar e estender... a distância percorrida de casa à escola em termos ae peno. longe numero aproximado de quadras.
  • . Identificar os elementos naturais e culturais eXistentes em seu amOlente:.. rio. montanha. árvore. terra. céu e outros:.. a existêncIa dos seres VIVOS:.. sol. chuva. vento e temperatura:.. tipos de construção:.. tipos étnicos - seus hábitos e costumes;. .. meios de transportes;.. meios de comunicação..
  • Identificar as necessidades básicas do ser humano:.. alimentação. vestuário. higiene, habitação. afeto. lazer. sono. segurançacomunicação e locomoção..
  • Identificar a ação do homem na transformação da natureza para atender suas necessidades:
  • . Reconhecer na transformação do meio o fruto do trabalho:.
  • Reconhecer o valor do trabalho cooperativo e organizado:.
  • Reconhecer os símbolos nacionais:.. Hino e Bandeira Nacional
  • .Obs.: Os momentos festivos não devem ser tratados desvinculados do contexto, pois são suscitadores de análise crítica da realidade atual, podendo ser compartilhados com todos os segmentos da escola, pais e comunidade... Ambiente - A matéria.
  • Reconhecimento de seres e objetos no ambiente;'
  • . Características dos objetos e seres - forma e tamanho:.. posição dos objetos e seres ambientes. uns em relação aos outros:.. posiições dos objetos e seres do ambiente em relação â criança..
  • Comparação entre as massas e o tamanho dos objetos e seres:.. medidas não padronizadas de massas e distâncias:* medidas padronizadas de distâncIa:.
  • Classificação dos objetos e seres, segundo critérios variados:. Objetos que afunda e flutuam na água;. Algumas propriedades dos materiais-cheiro, sabor e consistência:. Familiarização e exploração de materiais variados:* descrever, comparar; reconhecer e identificar quanto à utilidade.. Relação dos materiais com luz-brilho e transparência:* materiais de ambiente que são necessários ao homem: madeira. areia, sal,palha. couro, etc.;.. materiais que o homem lança no ambiente: lixos, dejetos. fumaça, etc.:" materiais que podem causar aCidentes ao homem por ingestão, contaminaçãoda pele, etc., como substâncias tóxicas. água contaminada. alimentos deteriorados ou ingestão de substâncias nocivas;
  • . Ocorrências de misturas no ambiente:* processos de separação de misturas utilizadas na vida diária: catação,peneiração e filtração:* observação e realização de misturas de materiaiS diferentes (café com leite.água e sal. água e óleo. água e área. etc.) .
  • Distinção de sexo em alguns animaiS.. Coordenação motriz (global e seletiva) em situação contextualizada (Jogo ao Faz de conta). Iniciação à construção de regras:desenvolvImento da socialização:respeito a SI e aos outros:participação:situações individuais e coletivas.Desenvolvimento de hábitos salutares:noções de higiene pessoal:postura:alimentação: vestuário:.ordem e disciplina
    noções de prevenção de aCIdentes.
  • . Resgate da cultura popular:" jogos;.. brinquedos:.. folguedos.

5- Educação Artística

  • 5.1- Objetivos:
  • Espera-se que a criança:
  • . Desenvolva o ritmo. descobrindo seu próprio ritmo e percebendo os diferentes: discrimine e reproduza diferentes sons:.
  • Discrimine estímulos visuais, sonoros, táteis. gustativos e olfativos. manipulando e conhecendo seu próprio corpo:. Utilize recursos que favoreçam sua percepção e. criatividade:.
  • Perceba a importância da coordenação nas relações humanas. para seu desenvolvimento social e afetivo.

  • 5.2- Conteúdos:
  • - Expressão Musical
  • . Elementos de expressão e comunicação:. cores:.. formas:. expressões fisionômicas..
  • Tipos de sons:. vocais:.instrumentais:. naturais.artificiais:. ruídos..
  • Propriedades dos sons:.altura - grave (violoncelo),médios (violão),agudos (violino);. duração - longos.curtos;.. intensidade - maior ou menor grau de força, para produzir o som:.. timbre - propriedade que distingue a procedêncIa do som (voz de criança,cantar do pássaro, som da flauta)..
  • Ritmo:· andar:· batimentos cardíacos:· movimento respiratório· relógio.·
  • Melodia - sucessão organizada de sons:· Harmonia - combinação simultânea dos sons: . Folclore na educação:· músicas:· danças.-
  • Expressão Corporal. Jogos e brincadeiras:· dramatização espontânea e de descoberta;· dramatização criadora:· exploração do próprio - no espaço e no plano:- locomoção:- orientação espacial:- manipulação:- verbalização:- Interação social.. Teatro - ao vivo e de anteparo· fantoche:· sombra:· máscaras:· luvas:· marionetes.. Mímica:. Jogos simbólicos (faz de conta); .
  • Folclore:· danças:· festas típicas:· canções populares:· circos:· rodeios:· desfiles:· festas religiosas- Expressão Plástica. Pintura livre. com uso de materiais diversos:· folhas:· legumes:· mãos· pincéis· pé. etc..
  • Desenho livre.
  • Modelagem· argila:· papel-machê· massa. etc.- Recorte e colagem:· moldes:· revistas:· jornais:· ilustrações:· desenhos. etc.-
  • Montagem ou construção - utilização de sucatas:· confecção de brinquedos;· fantoches-Dobradura (origami)- Monotipia (técnica de impressão de um desenho):· exploração;· descoberta da resultantes de misturas.-Formas geométricas ­sólidos simples (cubos. esferas, pirâmides); figuras simples (quadrado, triângulo, círculo);· de objetos:· linhas (vertical/horizontal/oblíqua).
  • - Comunicação gráfica:painel:cartazes:mural:convites. etc.
3 - Recursos humanos
- valorização mútua.
4 - Gestão participativa
5 - Constância de propósitos (objetivos)
6 - Aperfeiçoamento contínuo
7 - Integração
8 - Delegação de competências: autonomia e responsabilidade.
9- Garantia de qualidade: acesso e permanência.
10- Avaliação contínua.
11- Ética· Símbolos:Como representação de objetos. pessoas. idéias. situações:Como transmissor de uma mensagem a todas as pessoas de um grupo (podem ser explorados símbolos conhecidos como: logotipos. sinais de trânsitos. e outros, até chegar aos símbolos matemáticos).
. Classificação:. reconhecer entre semelhanças e diferenças:* estabelecer agrupamentos. de acordo com critérios:. descobrir o critério utilizado em uma classificação:. explorar noções de Teoria dos Conjuntos (pertinência.reunião).inclusão. intersecção..
Seqüências:· conceito e determinação do motivo de uma seqüência. com a utilização de:· movimentos corporais:· discriminação auditiva:· manipulação de materiais:· representações gráficas.- Seriações utilizando critérios relacionados às noções de: . .mais estreito:.mais alto:.mais baixo:.mais largo, etc.- Noções intuitivas de medidas de tempo: . .hora:.dia:.mês:.ano:
Noções intuitivas de distância, através de comparações:.Mais perto;. Mais longe;.Números Naturais:. escrever e nomear números naturais:* explorar a contagem de rotina:* comparar quantidades:* seqüências de números naturais, em ordem crescente ou decrescente; * sucessor e antecessor dos números naturais:* identificar e utilizar escritas equivalentes de um mesmo número natural.. Operações:* identificar a audição como uma situação-problema que envolve a idéia dejuntar:* identificar a multiplicação como urna situação-problema que envolve umaaudição de parcelas Iguais

Mudando o Template



Olá !!!


Pessoal, tenho enfrentado dificuldades em mudar o template do "Ferramenta Pedagógica", é a segunda vez que mudo de template e acabo me dando mal! A primeira vez eu quase perdi todo blog e agora tava tudo legal, mas as páginas ( links marcadores) estavam demorando muito para abrir( quase 10 min), é claro que assim a pessoa ou seja o visitante até desiste de visitar seu blog!


E se até então estava tudo normal, só poderia ser o template. Tem gente que falou que o problema era no meu pc, mas recebi recadinhos no blog de mais de uma pessoa, reclamando que não aparecia nada ao clicar nos links, então....

Então lá vou eu mudar tudo de novo, juro que não faço por gosto , pois dá um trabalhão, colocar todas essas coisinhas no template novo , uma vez que, mudando o template as unicas coisas que ficam no blog , são as postagens antigas( ainda bem ). Agora encontrei esse no site " btemplate", gostei dá para organizar tudo direitinho, mas se esse me causar problemas , eu juro que vou escolher uma opção do blogger e zéfini!


Peço desculpas aos visitantes do blog , que cada vez que entram aqui " bum" dá de cara com um visual novo, tomara que agora dê certo!


Beijocas a todos e uma maravilhosa semana!

Selo : Este Blog é Contra a PEDOFILIA!!!!!

Encontrei esse selo na web e de imediato já coloquei aqui!


Agora cole esse selo em seu blog e mostre que você é contra qualquer abuso contra a criança!!!

Selo: " SONHAR BEM ALTO É QUASE UM PASSO PRA LEVANTAR VOO"






Recebi este selinho de duas querida amigas: Aninha do blog http://letrinhasecompanhia.blogspot.com/ e Vivi do blog http://letramentoealfabetizacao.blogspot.com/,para participar de uma brincadeira onde SONHAR é possível e CONTAR OS SONHOS é uma regra. Então irei relacionar alguns dos meus milhares de sonhos, são eles:


Ver meus filhos crescerem e se tornarem seres humanos felizes


Ter sempre a minha familia por perto



Me realizar profissionalmente


Ter dinheiro o suficiente para viver bem e confortavelmente


Paz mundial( sempre)!!!!




Esses são alguns, pois eu tenho muitos sonhos, pois sonhar não dói e faz bem para a alma, querer algo e buscar por isso , traz sentido a nossa vida!


Agora repasso a brincadeira a mais amigas blogueiras e acredito sonhadoras!! E são elas:


Máscaras para o Dia da Bandeira

Encontrei essas máscaras no blog " Fazendo Arte com Quiane", lindinhas né?

Fonte:http://arte-com-quiane.blogspot.com

Sugestão de Atividade para o Dia da Bandeira

Mosaico de casca de ovo para o Dia da Bandeira
Dia 19 de novembro é o Dia da Bandeira.
Que tal uma atividade manual com seus alunos?
Que tal fazer uma bandeira com a técnica do mosaico?
Só que esse é um mosaico diferente, feito com cascas de ovos.
A idéia é do pessoal da Editora Informal.
O mosaico foi uma forma de expressão artística importante no Império Bizantino. Na Itália ele foi muito utilizado nas construções religiosas, em paredes, teto e pisos de muitas igrejas. No Brasil, Portinari foi um artista que utilizou muito mosaico em suas obras.

É muito difícil repetir as formas do mosaico, pois seus pedaços são todos diferentes, o que faz com que cada objeto feito em mosaico se torne único.

Como fazer:
  • Inicialmente, faça o desenho da bandeira do Brasil.
    Pegue casca de ovos (aproximadamente de 6 a 10, depende do tamanho dos pedaços que irá quebrar) e as lave antes de usar.
  • Separe tinta guache das cores verde, amarelo e azul. Eventualmente branca, se a casca for marrom, se for branca usamos com a cor natural.
  • Com um pincel ou até mesmo com o dedo pinte umas 2 a 4 cascas de verde, outras 2 a 4 de amarelo, 2 de azul e 1 de branco.
  • Após a casca estar pintada e seca, quebre-a em pedacinhos, separando as cores em diferentes potes (use um copo plástico de café descartável).
  • Passe cola branca na bandeira pouco a pouco e cole os pedacinhos, deixando o mínimo de espaços entre eles

Pronto, sua bandeira brasileira feita de mosaico de casca de ovos está pronta! Pesquise também um pouco sobre a história do mosaico e sua repercussão na arte para explicar aos seus alunos um estilo de arte que eles estão reproduzindo

Fonte:http://www.aomestre.com.br

Dia da Bandeira

Esse Calendário fofo , foi a Tatiana do blog " O Mundo da Alfabetização" que fez, achei tão lindinho, que resolvi postá-lo aqui no ferramenta!
Fonte:http://tatiana-alfabetizacao.blogspot.com/2008/11/calendrio-de-novembro.html

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