Esse projeto foi desenvolvido juntamente com a professora Ariana Círio,para duas turmas de berçário com idades de 3 a 12 meses.
Projeto:
Sitio do seu Lobato
Turmas:
Professoras:
Elis Corrêa e Ariana Círio
Tema:
Animais da Fazenda
Justificativa:
O projeto a ser desenvolvido, surgiu do grande interesse das turmas do
berçário pelos animais e nas turmas do Espaço Bebê em especifico pela musica: O
Sítio do Seu Lobato, por essa razão decidimos explorar o tema pautando-se em
animais da fazenda. Considerando que os animais fazem parte do dia-a-dia das crianças,
por estarem presente em desenhos animados, livros, jogos, brinquedos, filmes e
histórias.
“As crianças nutrem um verdadeiro fascínio pelos
animais, que na visão delas, são irresistíveis com os brinquedos, mas com
atrativos a mais: são os seres animados, com vida, sentimentos e algumas
necessidades semelhantes as do homem. o estudo dos animais traz associações
concretas entre o ser humano, o mundo animal e a natureza”. (LEITE, 2005, P.3)
Objetivo Geral:
Proporcionar um contato direto entre as crianças e os animais, fazendo
com que as mesmas conheçam diversas espécies e suas características.
Objetivos Específicos:
·
Conhecer os
diversos animais apontando para sua diversidade (locais onde vivem sua alimentação,
seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);
·
Comparar
diversos tipos de animais através da observação;
·
Respeitar à
natureza e a familiarizar-se com os animais da fazenda conhecendo suas características,
onde vivem e para que servem;
·
Desenvolver atitudes de respeito ajuda e
colaboração valorizando ações de cooperação e solidariedade;
·
Brincar com as demais crianças do grupo e da escola
a fim de interagir e socializar-se;
·
Manipular diferentes objetos e materiais
explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio;
·
Criar trabalhos de arte através da produção
gráfica e plástica como meio de comunicar-se e expressar-se com o mundo;
·
Observar imagens diversas a fim de
identificá-las e interpretá-las;
·
Explorar diferentes gêneros e ritmos musicais
para desenvolver movimentos de ritmos na dança;
·
Cantar e interpretar diversas músicas a fim de
desenvolver a memória musical;
·
Explorar as diversidades sonoras (sons de
animais);
·
Estabelecer comunicação através da imagem oral
e corporal a fim de interagir com o adulto ou com outras crianças;
·
Escolher livros para leitura e apreciação de
imagens, sons, texturas e despertar o interesse pela literatura infantil;
·
Explorar o ambiente, descobrindo e entrando em
contato com seres vivos a fim de conhecer suas características, cuidados
básicos e valorização da vida;
·
Conhecer diferentes cores;
·
Identificar diferentes texturas;
·
Desenvolver
a percepção visual, oral e tátil;
·
Desenvolver
a motricidade fina e ampla;
·
Desenvolver
a linguagem oral e visual;
·
Desenvolver
a imitação;
·
Desenvolver
a curiosidade;
Atividades:
- Contação de histórias enfocando o tema
(livros, fantoches, etc.);
- Desenhos e representações;
- Musicas e canções;
- Colagem com papéis diversos;
- Pintura guache e giz de cera;
- Roda de cantigas;
- Exibições de vídeos;
- Passeios pela escola;
- Exploração de figuras;
- Massa de modelar;
- Construção com sucata;
- Jogos, brincadeiras e recreação;
- Culinária;
- Imitações de animais;
- Brincadeiras
·
Cantar a
música seu “Lobato tinha um sítio;
·
Criação de palitoches de animais;
·
Fabricação de massa de modelar caseira;
- Roda de histórias com placas de imagens
de animais;
- Visitar o cantinho da fazenda na escola;
- Visitas na biblioteca para contação de
histórias relacionadas ao tema;
- Brincadeiras motoras na sala e no pátio;
- Exploração de diferentes materiais:
lixa,palitos,lã,papel,tecido,etc.;
Conteúdos:
·
Comunicação
e expressão, oral e corporal .
·
Exploração
de diferentes materiais; (artes visuais)
·
Observação e
conversação sobre imagens e objetos; (artes visuais)
·
Interpretação
e dramatização musical; (música)
·
Canto;
(música)
·
Linguagem:
oral, visual e corporal; (linguagem)
·
Comunicação;
(linguagem)
·
Coordenação motora ampla;
·
Animais;
·
Percepções visuais; auditivas e táteis.
METODOLOGIA
·
Roda de
conversas sobre cada animal a ser estudado;
·
Atividades
com materiais de sucata;
·
Pintura com
guache;
·
Musicas
relacionada ao tema;
·
Histórias
relacionadas ao tema;
·
DVDs
relacionado ao tema;
·
Desenho feito
pelos pais trazendo curiosidades sobre os animais;
·
Desenvolver
atividades lúdicas;
·
Desenhar
pintar e modelar livremente;
·
Fazer
pintura coletiva individual com as mãos;
·
Elaborar
cartazes, álbuns, painéis, bonecos;
·
Elaborar um
cantinho da fazenda na escola;
Fechamento:
Exposição de fotos e trabalhos no pátio da escola.
Carimbos transformados em animais para fazer durante o projeto:
0 comentários:
Postar um comentário
Registre sua presença!