Parecer
Descritivo do Segundo semestre de ...
Escola : Data:
Aluno:
Turma: Faixa Etária:
Professora:
Diretora:
Coordenadora
Pedagógica:
( Nome) encontra-se adaptado ao
ambiente escolar e sua rotina, no período de sua adaptação ficou doente e foi
necessário ficar hospitalizado por duas vezes, esse fator prolongou o tempo de
sua adaptação o que exigiu mais dedicação da equipe, sua chegada é tranquila, mas
tem dias que chora ao se despedir da mãe.
Sua alimentação é realizada com muito
estimulo, pois ele abre pouco à boca dificultando a introdução dos alimentos e
em alguns momentos costuma ficar bem agitado, sacudindo os braços, com dedicação
ele acaba aceitando as papas de frutas e papas salgadas, mas o leite de formula
ele não aceita, gosta bastante de água e sucos.
Ele adora brincar com brinquedos sonoros,
os chocalhos são seus favoritos. Nos momentos de interação com os colegas,
adora tocá-los e por vezes puxa os cabelos dos amigos, mais para o final do
semestre percebemos que em alguns momentos se isola.
Quando escuta a palavra “Não” ele
costuma sorrir, geralmente essa palavra lhe é dita quando tenta tirar um
brinquedo do colega, também demonstramos com gesto e oferecemos outro brinquedo,
através do dialogo vamos construindo sua linguagem e o entendimento de suas
ações.
Tem uma boa relação com as professoras e
auxiliares, sempre muito afetivo, ele solicita bastante colo por vezes chora e
faz manha para ganhar.
Foram necessários exercícios motores
diários para fortalecer sua musculatura e desenvolver equilíbrio, hoje já senta
com equilíbrio, geralmente ele gosta de ficar de bruços esticando os braços
para pegar objetos, quando ele cansa de ficar nessa posição chora pedindo
auxilio as educadoras. Já bate palmas e ensaia o engatinhar.
Nas atividades motoras demonstra
preferência pela rampa de espuma, aprecia muito ficar de bruços sobre ela,
fazendo uma festa, também realizamos atividades com pula-pula, bolas, rolos de
espuma.
Realizamos muitas atividades no pátio
e na biblioteca, ele sempre demonstra alegria em estar em outros ambientes da escola,
muito observador ele fica atento ao redor.
Sua linguagem está em
desenvolvimento,balbucia pouco essa linguagem se dá diretamente pela imitação,
das atividades que realizamos para estimular a linguagem a que ele mais aprecia
é a roda de cantigas onde utilizamos como recurso fantoches e placas com
imagens, demonstra curiosidade ao manusear livros de pano. Fica bem atento
quando conversamos com ele e sempre retribui com um sorriso ao escutar seu
nome.
Fica muito alegre quando vê sua imagem
refletida no espelho, ele sorri e balbucia.
Realizamos muitas atividades de
sensações nesse semestre, com frutas, legumes, tintas, sucatas, enfim
proporcionamos o contato com diferentes objetos e alimentos para desenvolver
suas percepções e ampliar seu conhecimento de mundo, inicialmente chorava ao
sentir a textura da tinta, hoje já realiza a atividade com bastante alegria.
No inicio desse semestre
finalizamos o projeto “Sitio do seu Lobato” e foi possível desenvolver muitas
áreas do desenvolvimento infantil, as crianças adoraram ter contato direto com
diferentes animais, na sequência trabalhamos com o projeto “Descobrindo as cores
e diferentes sensações através dos alimentos” as crianças exploraram diferentes
frutas e legumes dessa forma desenvolveram a curiosidade e o gosto por
alimentos saudáveis, através das atividades também conheceram as cores
primarias de forma bem lúdica, enfim nosso ultimo projeto do ano foi”
Descobrindo os sons e os movimentos do mundo” onde nosso tema foi a musica,
através da musica realizamos atividades estimuladoras como: Rodas de cantigas, massagens
com musica ouviram diferentes ritmos e gêneros entre eles musica clássica para bebes,ele
participou de todas as atividades dos projetos com curiosidade e entusiasmo.
Aceitou muito bem nosso novo
professor de musica, não estranhou e participa das aulas de forma muito ativa,
bate palmas, balança o corpo, balbucia e em alguns momentos vezes fica somente
prestando atenção no movimento e falas do professor.
“O
ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas é
antes de tudo aprender a aprender, é aprender a se desenvolver e aprender a
continuar a se desenvolver depois da escola” Jean Piaget
Professora :
0 comentários:
Postar um comentário
Registre sua presença!