//]]>
Deseja divulgar seu blog aqui?
Entre em contato através do e-mail : Licagcorrea@yahoo.com.br

Conteúdo do Blog - Explore as Atividades - Aqui - Role a barra

Projeto para adaptação escolar Nivel : Bercário


PROJETO “EU, VOCÊ E O MUNDO”

TEMA: Adaptação, identidade
                                                                                                    

JUSTIFICATIVA
Os primeiros dias na escola geram expectativas, ansiedade, insegurança, angustias, medos e dúvidas em pais, crianças, professores e demais funcionários da escola.
Pensando no processo de adaptação como o único, pela singularidade de cada criança, pela sua maneira de sentir, de se expressar, de assimilar e pensar o mundo, acreditamos que para cada adaptação será necessário um olhar, uma escuta, uma atenção e determinada ação.
Sem dúvida, a convivência familiar é insubstituível, mas é na escola que a criança tem a possibilidade de ampliar essa vivência e isso determina a construção de seus conhecimentos, uma vez que é na interação com os outros que esses conhecimentos se firmam e se constroem.
Considerando esse momento muito importante, é fundamental desenvolver um trabalho que facilite a transição do ambiente familiar ao escolar, pensando e planejando atividades que garantam uma inserção gradativa, envolvendo todos em um ambiente afetivo e acolhedor, transmitindo segurança aos pais e alunos.
Nesse contexto, organizamos a recepção aos alunos de uma maneira tranqüila, segura e carinhosa, elaboramos um espaço atraente com cantos de brinquedos e brincadeiras na sala de aula, afim de a criança já na sua chegada, escolher o que quer brincar despedindo-se mais facilmente de seu familiar. Desta maneira, propomos um espaço acolhedor, com brinquedos e atividades divertidas e com muito carinhos das educadoras podemos passar por esse período de forma mais agradável possível.
Sendo assim, nós educadoras precisamos estar preparadas para que esse período seja de total segurança, aconchego e acolhimento para as crianças e suas famílias, pois elas precisam sentir prazer nesse novo ambiente, novo mundo para elas.
“Marcado por encontros e desencontros, a adaptação escolar é o momento em que a criança e seus familiares passam a criar com a escola relações afetivas destinadas a favorecer a construção de um mundo social mais amplo em que estejam presentes muitas conquistas e aprendizagens”. (Luciana Wolker da Silva)

OBJETIVOS GERAIS
- Conhecer este novo espaço, a fim de constituir vínculos e sentimentos de confiança com o ambiente e as pessoas que nele se encontram.
- Oferecer tranqüilidade e fazer com que todos se sintam seguros, pois é um momento de conhecimento e construção de vínculos afetivos entre crianças, professoras, instituição e família, a fim de que todos possam conhecer, viver novas experiências , expressando seus sentimentos, pensamentos e emoções livremente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Promover espaços/situações para que a criança possa manifestar seus desejos, vontades, necessidades, desagrados e sentimentos por meio da linguagem corporal e oral;
- Propiciar um ambiente acolhedor e seguro para a criança, possibilitando um pleno desenvolvimento físico, emocional e social;
- Proporcionar atividades variadas realizando uma observação dos interesses e necessidades das crianças para que sejam feitos os registros e diagnósticos de cada criança;
- Promover o desenvolvimento de vínculos afetivos.
- Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação;
- Apreciar leitura de histórias;
- Apresentar procedimentos de contato com os livros;
- Descobrir o mundo sonoro à sua volta e valorizá-lo;
- Desenvolver a linguagem oral e corporal;
  - Ampliar progressivamente a destreza de deslocar-se no espaço (engatinhar, andar, rolar, etc.);
  - Realizar atividades que desenvolvam e estimulem a coordenação motora;
  - Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
 - Experimentar situações de interação com a música, canções e movimentos corporais;
  - Construção e reconhecimento da autoimagem;
  - Construção da identidade;
 - Socialização com o grupo;
 - Observar os diferentes ambientes na escola;
 - Desenvolver segurança e conhecimento em relação ao novo ambiente;
   - Explorar os diversos cantos e brinquedos;
  - Desenvolver a linguagem visual e oral;
  - Reconhecer outros funcionários da escola;
   - Fortalecer os músculos;
   - Sentar sem apoio;
  - Engatinhar;
  - Ficar em pé na rampa de espuma;
  - Subir degraus;
  - Rolar sobre rolos de espuma;
  - Desenvolver equilíbrio motor;
   - Integrar a criança ao ambiente escolar;
   - Desenvolver habilidades físicas e afetivas; 
   - Apropriação de sua identidade;
  - Proporcionar à criança o contato ao novo ambiente;
  - Promover a interação da criança com as demais;
  - Reconhecer seus objetos;
  - Proporcionar a criança segurança;
 - Desenvolver a percepção visual e tátil;
 - Desenvolver a afetividade;
 - Desenvolver o reconhecimento de sua identidade e imagem;
 - Promover o desenvolvimento da linguagem oral e visual;
  - Estimular a emissão de sons, balbucios e palavras cantando músicas, imitando os personagens das histórias, etc.;
  - Desenvolver a motricidade fina e ampla;
 - Promover a integração família e escola;
  - Desenvolver a capacidade de observação e a identificação de seus próprios familiares.
  - Conhecer a escola, seus espaços, as pessoas que trabalham nela, valorizando-a e reconhecendo-a como um lugar prazeroso e seguro;

DESENVOLVIMENTO

- Roda cantada com placas de imagens;
- Sacos surpresas (objetos com texturas);
- Confecção de uma caixa com objetos (brinquedos) de casa;
- Teatro de fantoches e ou palitoches;
- Hora do conto com livros infantis;
- Visita aos espaços da escola: Pátios, biblioteca, sala de artes etc.;
- Manuseio de massa de modelar caseira;
- Exploração tátil e impressão da mão e ou pé com tinta guache;
- Produção de garatujas com giz de cera no papel pardo;
- Leitura de imagens e manuseio de livros de panos e papel;
- Rasgar, amassar e picar revistas;
- Brincadeira com o baú de fantasias;
- Boliche com garrafas pets (enfeitadas);
- Atividades em frente ao espelho;
- Caixa surpresa com o espelho;
- Exploração de fotos em família e fotos próprias;
- Confecção de livro registro com o título “Quem sou eu”...


RECURSOS NECESSÁRIOS

- Caixas de papelão;
-Papel Cartaz;
- Giz de cera;
- Tintas guaches coloridas;
- Garrafas pets e sucatas;
- Fantoches e placas de imagens;
- Livros de literatura infantil;
- Cds de músicas e instrumentos musicais;
- Texturas diversas;
- Cola, fita crepe;

FECHAMENTO
- Exposição do livro registro de cada criança “Quem sou eu”, e das fotos das atividades realizadas durante o projeto.





 Segue Bilhete para enviar para os pais:



“Eu, você e o mundo”



               Os primeiros dias na escola geram expectativas, ansiedade, insegurança, angústias, medos e dúvidas em pais e crianças. Considerando esse momento muito importante, é fundamental desenvolver um trabalho que facilite a transição do ambiente familiar ao escolar, pensando e planejando atividades que garantam uma inserção gradativa, envolvendo todos em um ambiente afetivo e acolhedor, transmitindo segurança aos pais e alunos.
             Pensando nisso, iniciaremos o ano letivo com o nosso primeiro projeto: “Eu, Você e o Mundo”, a fim de organizar a recepção dos alunos de forma tranqüila, segura e carinhosa. Prepararemos um espaço acolhedor, com brinquedos e cantos com objetos das famílias, também planejamos estimulações e muitas brincadeiras divertidas para que, com muito carinho e atenção, possamos passar por esse período de forma mais agradável possível.

“Marcado por encontros e desencontros, a adaptação escolar é o momento em que a criança e seus familiares passam a criar com a escola relações afetivas destinadas a favorecer a construção de um mundo social mais amplo em que estejam presentes muitas conquistas e aprendizagens”. (Luciana Wolker da Silva)







0 comentários:

Postar um comentário

Registre sua presença!

Pesquisar este blog

Postagens em Destaque

Seguidores

Veja Também:

Image Hosted by ImageShack.us
Este blog possui atualmente: Comentários em Artigos! Widget UsuárioCompulsivo
Datas Comemorativas

Wikipedia - Pesquise

Resultados da pesquisa

O Que você achou do Blog?


GIRLSPT.COM - Cursores Animados

Linke-me

Origem das visitas mais Frequëntes:

Visite Também:

Recomendo: