PROJETO “EU, VOCÊ E O MUNDO”
TEMA: Adaptação, identidade
JUSTIFICATIVA
Os primeiros dias na escola
geram expectativas, ansiedade, insegurança, angustias, medos e dúvidas em pais,
crianças, professores e demais funcionários da escola.
Pensando no processo de adaptação como o único, pela
singularidade de cada criança, pela sua maneira de sentir, de se expressar, de
assimilar e pensar o mundo, acreditamos que para cada adaptação será necessário
um olhar, uma escuta, uma atenção e determinada ação.
Sem dúvida, a convivência familiar é insubstituível, mas é na escola que a criança tem a possibilidade de ampliar essa vivência e isso determina a construção de seus conhecimentos, uma vez que é na interação com os outros que esses conhecimentos se firmam e se constroem.
Sem dúvida, a convivência familiar é insubstituível, mas é na escola que a criança tem a possibilidade de ampliar essa vivência e isso determina a construção de seus conhecimentos, uma vez que é na interação com os outros que esses conhecimentos se firmam e se constroem.
Considerando esse momento
muito importante, é fundamental desenvolver um trabalho que facilite a
transição do ambiente familiar ao escolar, pensando e planejando atividades que
garantam uma inserção gradativa, envolvendo todos em um ambiente afetivo e
acolhedor, transmitindo segurança aos pais e alunos.
Nesse contexto, organizamos
a recepção aos alunos de uma maneira tranqüila, segura e carinhosa, elaboramos
um espaço atraente com cantos de brinquedos e brincadeiras na sala de aula,
afim de a criança já na sua chegada, escolher o que quer brincar despedindo-se
mais facilmente de seu familiar. Desta maneira, propomos um espaço acolhedor,
com brinquedos e atividades divertidas e com muito carinhos das educadoras
podemos passar por esse período de forma mais agradável possível.
Sendo assim, nós educadoras
precisamos estar preparadas para que esse período seja de total segurança,
aconchego e acolhimento para as crianças e suas famílias, pois elas precisam
sentir prazer nesse novo ambiente, novo mundo para elas.
“Marcado por encontros e desencontros, a adaptação
escolar é o momento em que a criança e seus familiares passam a criar com a
escola relações afetivas destinadas a favorecer a construção de um mundo social
mais amplo em que estejam presentes muitas conquistas e aprendizagens”.
(Luciana Wolker da Silva)
OBJETIVOS GERAIS
- Conhecer este
novo espaço, a fim de constituir vínculos e sentimentos de confiança com o
ambiente e as pessoas que nele se encontram.
- Oferecer
tranqüilidade e fazer com que todos se sintam seguros, pois é um momento de
conhecimento e construção de vínculos afetivos entre crianças, professoras,
instituição e família, a fim de que todos possam conhecer, viver novas
experiências , expressando seus sentimentos, pensamentos e emoções livremente.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Promover
espaços/situações para que a criança possa manifestar seus desejos, vontades,
necessidades, desagrados e sentimentos por meio da linguagem corporal e oral;
- Propiciar um ambiente acolhedor e seguro para a criança, possibilitando um pleno desenvolvimento físico, emocional e social;
- Proporcionar atividades variadas realizando uma observação dos interesses e necessidades das crianças para que sejam feitos os registros e diagnósticos de cada criança;
- Promover o desenvolvimento de vínculos afetivos.
- Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação;
- Apreciar leitura de histórias;
- Apresentar procedimentos de contato com os livros;
- Descobrir o mundo sonoro à sua volta e valorizá-lo;
- Desenvolver a linguagem oral e corporal;
- Ampliar progressivamente a destreza de deslocar-se no espaço (engatinhar, andar, rolar, etc.);
- Realizar atividades que desenvolvam e estimulem a coordenação motora;
- Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
- Experimentar situações de interação com a música, canções e movimentos corporais;
- Propiciar um ambiente acolhedor e seguro para a criança, possibilitando um pleno desenvolvimento físico, emocional e social;
- Proporcionar atividades variadas realizando uma observação dos interesses e necessidades das crianças para que sejam feitos os registros e diagnósticos de cada criança;
- Promover o desenvolvimento de vínculos afetivos.
- Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação;
- Apreciar leitura de histórias;
- Apresentar procedimentos de contato com os livros;
- Descobrir o mundo sonoro à sua volta e valorizá-lo;
- Desenvolver a linguagem oral e corporal;
- Ampliar progressivamente a destreza de deslocar-se no espaço (engatinhar, andar, rolar, etc.);
- Realizar atividades que desenvolvam e estimulem a coordenação motora;
- Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
- Experimentar situações de interação com a música, canções e movimentos corporais;
- Construção e reconhecimento da
autoimagem;
- Construção da identidade;
- Socialização com o grupo;
- Observar os
diferentes ambientes na escola;
- Desenvolver
segurança e conhecimento em relação ao novo ambiente;
- Explorar os diversos cantos e brinquedos;
- Desenvolver a
linguagem visual e oral;
- Reconhecer
outros funcionários da escola;
- Fortalecer
os músculos;
- Sentar
sem apoio;
- Engatinhar;
- Ficar
em pé na rampa de espuma;
- Subir
degraus;
- Rolar
sobre rolos de espuma;
- Desenvolver
equilíbrio motor;
- Integrar a criança ao ambiente escolar;
- Desenvolver habilidades físicas e
afetivas;
- Proporcionar à criança o contato ao novo
ambiente;
- Promover
a interação da criança com as demais;
- Reconhecer
seus objetos;
- Proporcionar
a criança segurança;
- Desenvolver a
percepção visual e tátil;
- Desenvolver a
afetividade;
- Desenvolver o
reconhecimento de sua identidade e imagem;
- Promover o
desenvolvimento da linguagem oral e visual;
- Estimular a
emissão de sons, balbucios e palavras cantando músicas, imitando os personagens
das histórias, etc.;
- Desenvolver a motricidade fina e ampla;
- Promover a integração família e escola;
- Desenvolver a motricidade fina e ampla;
- Promover a integração família e escola;
- Desenvolver a capacidade de observação e a
identificação de seus próprios familiares.
- Conhecer a escola, seus espaços, as pessoas que trabalham nela, valorizando-a e reconhecendo-a como um lugar prazeroso e seguro;
- Conhecer a escola, seus espaços, as pessoas que trabalham nela, valorizando-a e reconhecendo-a como um lugar prazeroso e seguro;
DESENVOLVIMENTO
- Roda
cantada com placas de imagens;
- Sacos surpresas
(objetos com texturas);
- Confecção
de uma caixa com objetos (brinquedos) de casa;
- Teatro de
fantoches e ou palitoches;
- Hora do
conto com livros infantis;
- Visita aos
espaços da escola: Pátios, biblioteca, sala de artes etc.;
- Manuseio
de massa de modelar caseira;
- Exploração
tátil e impressão da mão e ou pé com tinta guache;
- Produção
de garatujas com giz de cera no papel pardo;
- Leitura de
imagens e manuseio de livros de panos e papel;
- Rasgar,
amassar e picar revistas;
-
Brincadeira com o baú de fantasias;
- Boliche
com garrafas pets (enfeitadas);
- Atividades
em frente ao espelho;
- Caixa
surpresa com o espelho;
- Exploração
de fotos em família e fotos próprias;
- Confecção
de livro registro com o título “Quem sou eu”...
RECURSOS NECESSÁRIOS
- Caixas de papelão;
-Papel Cartaz;
- Giz de cera;
- Tintas guaches coloridas;
- Garrafas pets e sucatas;
- Fantoches e placas de imagens;
- Livros de literatura infantil;
- Cds de músicas e instrumentos musicais;
- Texturas diversas;
- Cola, fita crepe;
FECHAMENTO
- Exposição
do livro registro de cada criança “Quem sou eu”, e das fotos das atividades
realizadas durante o projeto.
Segue Bilhete para enviar para os pais:

“Eu, você e o mundo”
Os primeiros dias na escola
geram expectativas, ansiedade, insegurança, angústias, medos e dúvidas em pais
e crianças. Considerando esse momento muito importante, é fundamental
desenvolver um trabalho que facilite a transição do ambiente familiar ao
escolar, pensando e planejando atividades que garantam uma inserção gradativa,
envolvendo todos em um ambiente afetivo e acolhedor, transmitindo segurança aos
pais e alunos.
Pensando nisso, iniciaremos o ano
letivo com o nosso primeiro projeto: “Eu,
Você e o Mundo”, a fim de organizar a recepção dos alunos de forma
tranqüila, segura e carinhosa. Prepararemos um espaço acolhedor, com brinquedos
e cantos com objetos das famílias, também planejamos estimulações e muitas
brincadeiras divertidas para que, com muito carinho e atenção, possamos passar
por esse período de forma mais agradável possível.
“Marcado por encontros e
desencontros, a adaptação escolar é o momento em que a criança e seus
familiares passam a criar com a escola relações afetivas destinadas a favorecer
a construção de um mundo social mais amplo em que estejam presentes muitas
conquistas e aprendizagens”. (Luciana Wolker da Silva)
0 comentários:
Postar um comentário
Registre sua presença!