//]]>
Deseja divulgar seu blog aqui?
Entre em contato através do e-mail : Licagcorrea@yahoo.com.br

Conteúdo do Blog - Explore as Atividades - Aqui - Role a barra

Projetos de Leitura

Email que recebi:

Olá! Sou professora e precisava de um modelo de projeto leitura, será que vc poderia me ajudar? Obrigada! Claudia Goulart

Respondendo:
Claudia, obrigada pela visita! Encontrei esse material na web, espero que ajude vc, no final da postagem, tem algumas sugestões de sites!
bjs e volte sempre!



Projeto Livros no Celeiro


( Esse projeto é para as séries inicias, mas pode facilmente ser adaptado para a Educação Infantil)

TemaLiteratura


objetivos


1. Incentivar o hábito de ler e o gosto pela leitura.


2. Propiciar a troca e o compartilhamento de idéias, opiniões e conhecimentos.
DescriçãoTroca de informações sobre livros de literatura e organização de um banco de dados com


sugestões de leitura. Site BaseLeitura & EscritaDoce de Letra


Atividades - Livros no Celeiro


atividades
Introdução - Apresentar o tema às crianças a fim de verificar o interesse.
1. Sensibilização do grupo para o projeto, relembrando as leituras feitas e lendo trechos de livros já conhecidos pelos alunos.

  • 2.Dentro das "memórias bibliográficas": listagem dos livros lidos por cada aluno - através de visitas à biblioteca, consulta aos pais, colegas e professores. O ideal para esta atividade é estipular um número, mínimo e máximo de títulos, entre 10 e 30, para que o trabalho não se perca.


  • 3. Organização das "Memórias" por faixa etária: livros lidos quando estavam na Classe de Alfabetização, na 1ª série, na 2ª etc.

  • 4.Organização da turma em grupos de trabalho, para fazer um levantamento dos nomes dos autores e editoras de cada título e uma resenha de cada um. A resenha deve conter título, nome do autor e editora e um pequeno resumo da história, com indicação de faixa etária aproximada. Pode-se organizar as informações em fichas que fiquem à disposição, para consulta, numa caixinha ou nos próprios livros.

  • 5. Troca de informações com a escola parceira, enviando as resenhas, e registro dos livros mais lidos e de títulos desconhecidos. É interessante que os alunos possam trocar mensagens individualmente comentando os livros e/ou autores, de acordo com seu interesse. Estes comentários também podem ser registrados nas fichas de cada livro.


  • 6. Organização de uma "Ciranda de Livros", em que cada aluno deve levar para a escola alguns títulos de seu acervo pessoal, que ficarão disponíveis para empréstimo.



  • 7. Elaboração de um mural de sugestões, com as resenhas organizadas por autor ou faixa etária ou mesmo por seções - os mais lidos, histórias clássicas, poesia, as mais belas ilustrações etc.


  • 8. Envio de resenhas para o "Livros no Celeiro", que funcionará como um banco de dados.
  • 9. Avaliação do projeto, através de tabelas de empréstimos da biblioteca, registros em sala de aula e observações de pais, alunos e professores (ao longo do projeto e no decorrer do ano).
Atividades Complementares


1. Visita a bibliotecas públicas

2. Entrevistas com autores

3. Campanha de doação de livros

4. Organização de grupos de contadores de histórias


Dicas para os Professores


Aproveite o projeto para que seus alunos leiam, leiam muito: em grupos, sozinhos, com os pais, para outras turmas… Estimule sua curiosidade lendo pequenos trechos a cada dia, indicando temas de acordo com os interesses e outros títulos de um autor que tenha feito sucesso entre eles. A elaboração das resenhas é um excelente trabalho de redação e deve ser orientado de perto pelo professor, chamando a atenção para a necessidade de clareza das informações - é um texto informativo, para alguém que, teoricamente, não conhece a obra, mas, ao mesmo tempo, deve ser capaz de despertar no outro o desejo de conhecê-la. A revisão pode ser feita pelos alunos em grupos. Aproveite para trabalhar a matemática através de tabelas e gráficos de empréstimos de livros e leituras.



Cronograma - Livros no Celeiro


  • 1. Primeira semana Introdução e atividade
  • 1 2. Segunda semana Atividade
  • 23. Terceira semana Atividade
  • 34. Quarta e quinta semanas Atividade
  • 45. Sexta semana Atividade
  • 56. Sétima e oitava semanas Atividade
  • 67. Nona semana Atividades 7 e 8
    fonte:http://www.edukbr.com.br

----------------------------------------------------------------------------


Algumas sugestões para estimular a leitura



  • 1. O cantinho da leitura, que é extremamente importante nas classes educação infantil e ensino fundamental.

  • 2. A construção de uma biblioteca ou mini-biblioteca pelos alunos, que pode dinamizar bastante o trabalho, uma vez que eles serão sujeitos ativos neste empreendimento, e seria interessante que juntos, alunos e professores, trabalhassem no processo de catalogação, arrumação dos livros.É importante ter diversos tipos de textos (jornalísticos, crônicas, científicos, bulas, publicitários, parlendas, adivinhas, cantigas, trava-línguas etc), assim como diferentes fontes (livros, revistas, jornais, periódicos, gibis etc). Uma sugestão bastante interessante é que os livros fiquem ao alcance das crianças, assim elas poderão interagir melhor com eles.
  • 3. Sugerir que os alunos falem sobre o livro que leram ou escrevam a respeito dele são boas atividades, mesmo os alunos da educação infantil podem fazer isto, por meio de recontagem, leitura plástica (desenhar, pintar, esculpir), pseudo-leituras, entre tantas outras.

  • 4. Colocar em prática projetos como: pequeno escritor, onde os alunos podem construir seu próprio livro com suas próprias produções, organizar uma tarde de autógrafos ou receber a visita de um autor de uma obra trabalhada em sala de aula.
  • 5. Produzir um jornal mural ou jornal impresso da própria escola, que é uma excelente orientação didática de socializar as produções na linguagem escrita.
    Fonte: Construir Notícias e
    http://educandocomamor10.blogspot.com



Mais um projeto:
Projeto de Leitura
Projeto Permanente de Literatura Infanto-juvenil


Trabalhando a leitura permanentemente na sala de aula
O objetivo principal desse projeto,é o de fomentar o gosto pela leitura desde o início das etapas de escolaridade. O incentivo do adulto deve ser fundamental nesse processo, sendo o mediador entre a criança e o livro.

Trabalhar com Literatura na escola é promover a aprendizagem que sirva para a constituição de sujeitos que simplesmente não pertençam a uma sociedade, porém a questiona e a transforma.

O professor precisa ler para que seus alunos possam ser envolvidos pelo texto, servindo de referencial para a turma. Ao trabalhar projetos que privilegiem a Literatura na escola, estamos promovendo a emancipação do saber, rompendo a idéia que deu origem aos trabalhos com fichamentos, a interpretação com perguntas e respostas, que tanto foi usado pelo educador como forma de avaliar o rendimento do aluno quanto a leitura.
Os debates, a leitura crítica e comparativa de jornais, dramatizações, visitas a biblioteca, conversas com o autor do livro, são atividades para trabalhar o livro em sala, desenvolvendo no aluno a capacidade de pensar e crescer. Assim devemos evitar a avaliação do rendimento da leitura por meio da literatura, pois será inútil enquanto não tivermos alunos que encontrem o prazer no ato de ler.


Os livros não podem servir de pretexto para serem, simplesmente, instrumentos de avaliação.
E para que seja descoberto este prazer, usaremos a obra de variados autores, que hoje são referência nacional e interacional.




Para tanto, seguiremos algumas diretrizes de ações educativas:
Sugestões de atividades:

• Leitura compartilhada com os alunos de obras referentes aos projetos em execução;
• Solicitar que as crianças dêem um novo final ou início à história lida;
• Conhecer vida e obra do autor;


• Fazer textos coletivos com a descrição dos personagens, considerando características físicas e psicológicas;

• Fazer estudos individuais e coletivos dos dados contidos nos livros;

• Fazer sessões de explanação dos conteúdos evidenciados na obra;

• Fazer releituras conjugando a linguagem (com recitais, sínteses) e a arte (com pinturas e esculturas) como forma de tornar mais concreta a aprendizagem.
Fonte:http://www.lapisdecornatal.com.br



Sugestões de Sites:


http://www.projetosdeleitura.com.br


http://artepedagogica.blogspot.com/2008/03/projeto-de-leitura.html


http://www.moderna.com.br/didaticos/projeto/2008/projeto_livros.pdf

http://www.construirnoticias.com.br/asp/secao.asp?idsecao=2



3 comentários:

Davidson Lima disse...

Adorei todos os projetos. Parabéns!

#Negra e Bela Cor disse...

Nossa, muito bom mesmo as idéias para se estimular em nossos educandos a leituara, me agrada e muito as idéias!Um abraço carinhoso da professora Fátima Costa de história e leitura. Parabéns.

Anônimo disse...

Olá boa tarde!Confesso que sua ideias so muito boas. Gostaria de saber se você não teria uma ideia legal para mim ajudar num projeto sobre inclusão social voltado para leitura e escrita, que será apresentado na feira de ciências de minha escola. Se puder me ajudar ficarei muito grata.
Um abraço!

Postar um comentário

Registre sua presença!

Pesquisar este blog

Postagens em Destaque

Seguidores

Veja Também:

Image Hosted by ImageShack.us
Este blog possui atualmente: Comentários em Artigos! Widget UsuárioCompulsivo
Datas Comemorativas

Wikipedia - Pesquise

Resultados da pesquisa

O Que você achou do Blog?


GIRLSPT.COM - Cursores Animados

Linke-me

Origem das visitas mais Frequëntes:

Visite Também:

Recomendo: