No trabalho prático, além do conhecimento das técnicas, é necessário que o professor conheça alguns procedimentos didáticos que irão auxiliar efetivamente o seu desempenho durante as atividades
observar se todas as crianças estão participando ativamente nas atividades propostas e se estão tendo oportunidade suficiente para isto;
envolver as crianças mais novas na atividade, o mais rápido possível;
estimular a participação de todas as crianças, inclusive aquelas que apresentem dificuldades na execução, por qualquer que seja o motivo. Dar atenção especial para que elas possam superar suas dificuldades;
alguns jogos de "eliminar" tendem a colocar fora os mais vagarosos ou menos habilidosos. Use métodos pelos quais as crianças eliminadas possam retornar o mais breve possível;
dê à criança condições para criar novas formas de movimento. Ela necessita de oportunidade para testar suas próprias idéias, resolver problemas com o seu próprio movimento.
se uma criança surgir como líder, dê oportunidade pora ela liderar, responsabilidades que possa assumir;
a formação de grupos é um modo efetivo para o trabalho e oportunidade para o surgimento de liderança. Lembrar que tanto a composição do grupo, quanto a liderança devem ser mudadas, para permitir que todos tenham a experiência de liderar;
na seleção de grupos usar métodos que não deixem crianças sem grupo;
ensinar as crianças a cuidarem do material usado. Tenha um sistema para retirar e guardar, pois elas deverão fazer isto sempre que possível;
em algumas tarefas a serem realizadas pelos alunos, o professor deve explicar, sem contudo demonstrá-la para que a criança encontre a maneira de realizá-la com seu próprio movimento
a motivação pode ser conseguida através do método "Quem é capaz?" e o professor deve aproveitar os melhores executantes como exemplo;
quando se faz necessário a correção de algum exercício perante a classe, o professor deve:
**colocar as crianças sentadas de forma que todas consigam enxergar o executante
** mostrar a maneira correta de executar a atividade
** pedir que, após a demosnstração, todos experimentem realizar a atividade corretamente.
a atividade desenvolvida em pequenos grupos é muito importannte pois dá à criança a oportunidade de ajudar o companheiro, observar as suas ações e às vezes corrigir a si própria e/ou ao outro;
circular entre as crianças permite ao professor verificar quais estão com dificuldade e ajudá-las;
estabelecer um sinal de parada para a classe ter a atenção é muito útil. Normalmente a elevação do braço acompanhada pela voz e eficaz.
E acima de tudo, o bom senso dita as regras a serem aplicadas a cada grupo de crianças.
1 comentários:
intessante o q vc postiu
creio q to fazendo certo hihih
ps: miga ontem foi minha colçaoa vou descansar um pouco das teorias de piaget hauhauauahaua
brincadeirinha hihih
bjs mil
Postar um comentário
Registre sua presença!