Felizmente, por volta dos 2 anos a maioria das crianças já tem um número de vocábulos que lhes permite expressar-se verbalmente com facilidade. Algumas nessa idade, e até um pouco antes, já utilizam frases simples, com verbos, adjetivos e preposições, relatam fatos e criam seus próprios vocábulos.
Contudo, além das diferenças individuais, que devem ser respeitadas, precisamos estar atentos a fatores determinantes na aquisição, e que quando alterados, podem interferir no desenvolvimento normal da linguagem. Esses fatores podem ser subdivididos em biológicos, psicológicos e sociais.
Fatores biológicos
• Integridade de S.N.C. (Sistema Nervoso Central): crianças com anoxia neonatal deveriam ter seu desenvolvimento de linguagem observado mais atentamente;
• Desenvolvimento intelectual normal: atraso significativo no desenvolvimento neuropsicomotor junto com atraso na aquisição de linguagem, podem ser indicativos de deficiência mental;
• Integridade do sistema auditivo: ressaltamos aqui a importância da triagem auditiva ao nascimento para a detecção precoce da deficiência auditiva;
• Integridade dos órgãos periféricos da fala (lábios, língua, palato, bochechas): além das propriedades nutricionais do leite materno, sugar no seio, propicia a criança a exercitação da musculatura intra-oral, evitando ou minimizando problemas ortodônticos e articulatórios. Crianças com fissuras lábio-palatais podem apresentar alterações de linguagem e articulatórios;
Fatores psicológicos.
Fatores sociais
• Ambientes tensos, de brigas freqüentes entre familiares, super proteção (pais que não dão a criança oportunidade de aprendizagem, fazem tudo por ela), são modelos de linguagem pobres tanto em quantidade quanto em qualidade, e também podem prejudicar não só a linguagem, mas o desenvolvimento global da criança.
Conforme podemos observar, descartando-se a possibilidade de lesões (fatores biológicos), os pais e o meio ambiente têm importância fundamental no desenvolvimento global adequado, na aprendizagem e sobretudo na aquisição de linguagem infantil.
Contudo, além das diferenças individuais, que devem ser respeitadas, precisamos estar atentos a fatores determinantes na aquisição, e que quando alterados, podem interferir no desenvolvimento normal da linguagem. Esses fatores podem ser subdivididos em biológicos, psicológicos e sociais.
Fatores biológicos
• Integridade de S.N.C. (Sistema Nervoso Central): crianças com anoxia neonatal deveriam ter seu desenvolvimento de linguagem observado mais atentamente;
• Desenvolvimento intelectual normal: atraso significativo no desenvolvimento neuropsicomotor junto com atraso na aquisição de linguagem, podem ser indicativos de deficiência mental;
• Integridade do sistema auditivo: ressaltamos aqui a importância da triagem auditiva ao nascimento para a detecção precoce da deficiência auditiva;
• Integridade dos órgãos periféricos da fala (lábios, língua, palato, bochechas): além das propriedades nutricionais do leite materno, sugar no seio, propicia a criança a exercitação da musculatura intra-oral, evitando ou minimizando problemas ortodônticos e articulatórios. Crianças com fissuras lábio-palatais podem apresentar alterações de linguagem e articulatórios;
Fatores psicológicos.
• Vínculo afetivo entre mãe-criança contribui efetivamente para uma evolução de linguagem muito satisfatória;
Fatores sociais
• Ambientes tensos, de brigas freqüentes entre familiares, super proteção (pais que não dão a criança oportunidade de aprendizagem, fazem tudo por ela), são modelos de linguagem pobres tanto em quantidade quanto em qualidade, e também podem prejudicar não só a linguagem, mas o desenvolvimento global da criança.
Conforme podemos observar, descartando-se a possibilidade de lesões (fatores biológicos), os pais e o meio ambiente têm importância fundamental no desenvolvimento global adequado, na aprendizagem e sobretudo na aquisição de linguagem infantil.
Fonte: Webartigos.com
5 comentários:
Adorei o artigo! Sou educadora (prefiro assim, embora tenha graduação/pós em educação especial, psicomotricidade, psicopedagogia e outras graduaçõs em áreas específicas), seu blog também está uma graça! Já me isncrevi como seguidora dele... estou começando agora como blogueira, está convidada a visitar o meu blog VIVER E EDUCAR COM ARTE, fazer comentários e dar sugestões! Um abraço! Viviane Patrice
Oi Elis!
Vim te oferecer os meus selinhos de 15 mil acessos. É só pegar!
Beijinhos!
Olímpia♥
Bom dia, td bom??
Meu blog está em festa, e para comemorar ganhei um lindo selinho e gostaria de dividí-lo com você, é de coração, em agradecimento as visitas e amizade, espero que traga-o pra seu lindo cantinho.
Um grande abraço e um lindo dia!!
Sil
Amei seu espaço! Apartir de hj sou sua mais nova seguidora! Aguardo sua visita! E espero que se caso goste siga o meu tb!
Assim como vc amo a educação infantil!
Vou colocálo na minha lista de blogs!
Embora saibamos que em se tratando da fala existem peculiaridades em cada criança, ainda insistimos em compará-las uma com as outras. Principalmente os pais por muitas vezes serem leigos no asunto. Este artigo deve ser direcionado tb a eles! Amei esta postagem! Parábens!
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