» Sugestão da KHouse Modelo PUC-Rio
Justificativa: O nosso nome é a nossa primeira identificação é também através dele que adquirimos a noção de identidade. Com ele nos diferenciamos das demais pessoas e percebemos, num primeiro momento, que somos um ser diferente dos outros ao nosso redor. Alguns acreditam que o nome tem uma influencia muito forte na personalidade das pessoas, por esse motivo escolhem nomes através do seu significado, outros homenageiam pessoas dando o mesmo nome aos seus filhos.Muitas vezes ao analisar o significado do nome pode-se entender melhor a sua origem da sua família. Pois através desta busca podemos descobrir em que país ele se originou, sua história e derivações.
Objetivos:
Valorizar as diferenças de cada individuo.
Despertar o interesse dos alunos sobre as suas origens.
Valorizar as diferenças de cada individuo.
Despertar o interesse dos alunos sobre as suas origens.
Metodologia:
Refletir sobre a importância do nome e as diferenças que há em cada ser humano.
Perceber a diversidade de nomes que existem.
Realizar trabalhos em grupo com as diferentes atividades que serão desenvolvidas.
Pesquisar sobre as suas origens.
Refletir sobre a importância do nome e as diferenças que há em cada ser humano.
Perceber a diversidade de nomes que existem.
Realizar trabalhos em grupo com as diferentes atividades que serão desenvolvidas.
Pesquisar sobre as suas origens.
Sugestões de Atividades:
-Pesquisar e debater sobre a importância do nome, suas diferenças, semelhanças e especificidades entre os seres humanos.Sugestão: Verificar a diversidade de nomes que existem na turma. Os alunos deverão perguntar aos seus pais como foi feita a escolha do nome e a origem do sobrenome de sua família. Uma boa opção é realizar entrevistas ou conversas informais;
-Montar uma árvore genealógica de cada aluno, para não ficar muito extensa, sugere-se que se comece com os nomes dos avós. Sugestão: Desenhar uma árvore no Paint e em seguida, insere-se no Word, colocando os nomes dos avós nas raízes, dos pais e tios no tronco, e dos filhos, no caso, os alunos, nas folhas, junto com os primos.
-Analisar as fotos antigas e atuais da criança.
-Realizar a partir do próprio nome um acróstico.
-Construir um texto no Word com ilustração. Sugestão: Os alunos devem buscar na Internet o significado dos seus nomes e em seguida, irão "colar" a informação no Word. Este texto terá o seguinte título: "(nome do aluno) significa...". Depois de escolher a fonte do título, os alunos irão desenhar no Paint o significado dos seus nomes.
-Pesquisar e debater sobre a importância do nome, suas diferenças, semelhanças e especificidades entre os seres humanos.Sugestão: Verificar a diversidade de nomes que existem na turma. Os alunos deverão perguntar aos seus pais como foi feita a escolha do nome e a origem do sobrenome de sua família. Uma boa opção é realizar entrevistas ou conversas informais;
-Montar uma árvore genealógica de cada aluno, para não ficar muito extensa, sugere-se que se comece com os nomes dos avós. Sugestão: Desenhar uma árvore no Paint e em seguida, insere-se no Word, colocando os nomes dos avós nas raízes, dos pais e tios no tronco, e dos filhos, no caso, os alunos, nas folhas, junto com os primos.
-Analisar as fotos antigas e atuais da criança.
-Realizar a partir do próprio nome um acróstico.
-Construir um texto no Word com ilustração. Sugestão: Os alunos devem buscar na Internet o significado dos seus nomes e em seguida, irão "colar" a informação no Word. Este texto terá o seguinte título: "(nome do aluno) significa...". Depois de escolher a fonte do título, os alunos irão desenhar no Paint o significado dos seus nomes.
Produção Final:
Construir uma apresentação no Power Point.Sugestão: Essa apresentação pode conter até 3 telas. Primeiro passo: os alunos terão que desenhar um auto-retrato no Paint. Segundo passo: no programa Power Point os alunos deverão criar uma tela modelo com plano de fundo e título, sendo este o nome da criança. Inserir na primeira tela um texto, sendo uma breve apresentação; na segunda tela inserir o desenho do significado do seu nome e por último inserir na terceira tela o auto-retrato. Uma boa opção é animar as telas.
Construir uma apresentação no Power Point.Sugestão: Essa apresentação pode conter até 3 telas. Primeiro passo: os alunos terão que desenhar um auto-retrato no Paint. Segundo passo: no programa Power Point os alunos deverão criar uma tela modelo com plano de fundo e título, sendo este o nome da criança. Inserir na primeira tela um texto, sendo uma breve apresentação; na segunda tela inserir o desenho do significado do seu nome e por último inserir na terceira tela o auto-retrato. Uma boa opção é animar as telas.
O que pode ser trabalhado com este projeto?
Língua Portuguesa -> produção de texto
Estudos Sociais e Ciências -> conhecimento da origem e evolução do ser humano.
Língua Portuguesa -> produção de texto
Estudos Sociais e Ciências -> conhecimento da origem e evolução do ser humano.
0 comentários:
Postar um comentário
Registre sua presença!