Esse planejamento criei para uma turma de Berçário de 6 meses a 10 meses , mas todas as atividades você pode adaptar , logo postarei mais planejamentos.
Bjinhus
Prof Elis
Segunda Feira
Área de Estudo: Artes Visuais
Tema: Sentindo novas texturas
Objetivos
Específicos:
-Desenvolver a percepção tátil
-Sentir novas texturas
-Desenvolver a motricidade
Introdução:
Na primeira atividade realizar uma rodinha para
mostrar ao grupo saquinhos de tnt com vários objetos dentro (sucatas, papel
picado,...), aguçar a curiosidade de todos com perguntas, tais como: O que
será que tem dentro do saco? E também sacudindo o saco para ouvirem o som dos
objetos que estão dentro. Na segunda atividade vamos sentir diferentes
temperaturas com água morna e fria.
Atividade
1:
Colocar as mãozinhas dos bebês dentro do saquinho, permitindo que
explorem a textura dos objetos, deixar que retirem um objeto.
Atividade
2: Mostrar ao grupo
dois recipientes com água , um com água fria e outro com a água morna ,
auxiliar um por um a colocar sua mãozinha primeiramente na água fria e depois
na água morna.
Fechamento:
Para Finalizar permitir que o grupo brinque livremente com
diferentes tipos de sucata.
Terça feira
Tema de Estudo: Coordenação Motora
Tema: Brincadeiras Motoras
Objetivos
Específicos:
- Fortalecer os músculos.
-Desenvolver força e equilíbrio estabelecendo assim base para
engatinhar.
-Desenvolver a motricidade
Introdução:
Na atividade 1 deitar de costas e colocar o bebê sobre a barriga levantar a criança no ar,
segurando pelo tronco e aproximando do rosto. Na atividade 2
disponibilizar um túnel em sala de aula para o grupo brincar.
Atividade1: Realizar exercícios motores
com o grupo, uma criança por vez, falar com a criança nesse momento tornando
a atividade prazerosa.
Atividade 2: levar para sala um túnel
transparente para os bebês passarem por dentro os estimulando a percorrer o
percurso ate o final do túnel. Aos que ainda não engatinham os colocar dentro
e auxiliarei a sua saída do túnel. Também vamos brincar chamando-os pelos seus
nomes por fora do túnel uma vez que nos enxergam já que o túnel é transparente
Fechamento: Repetir a segunda atividade.
Quarta-feira
Área de estudo: Artes visuais
Tema: livre exploração sensorial
Objetivos específicos:
-Desenvolver a coordenação motora fina - ampla e a
criatividade.
-Sentir a textura da tinta
-Desenvolver a percepção Tátil
-Ampliar o conhecimento de mundo
Introdução:
Forrar um pedaço do piso da sala de artes com papel pardo e
irei oferecer tinta para o grupo explorar livremente.
Atividade: Vamos colorir
um grande pedaço de papel pardo fixado no chão, irei oferecer diversas cores
para os bebes explorarem livremente a tinta, passando no papel e em suas mãozinhas.
Fechamento: Para
finalizar colar o papel pardo que o grupo pintou em nossa sala de aula para
observarem as cores.
Quinta-feira
Área de estudo: Natureza e Sociedade
TEMA: Conhecendo a galinha
Objetivos Específicos:
- Conhecer
o galinha
-Desenvolver
sua percepção Tátil
-Observar a diversidade dos animais
-Despertar
sua curiosidade
-Desenvolver
sua linguagem
-Reconhecer
a galinha em ilustrações
-Reconhecer
o som da galinha em brincadeiras e cantigas
-Desenvolver
a afetividade pelos animais
Introdução:
Levar para o grupo placas sensoriais com diferentes imagens e texturas de galinha
para os bebês observarem e manusearem.
Atividade 1: Mostrar o livro e falar sobre a
galinha : Olha a pata da galinha! Olha o bico da galinha! Como a galinha faz? ,
passar a mãozinha nas texturas (penas) para sentirem novas sensações.
Atividade 2: Realizar uma rodinha cantada e
cantar musicas que mencionam a galinha
Fechamento: Para finalizar vamos explorar novamente as placas.
Sexta-feira
Área: linguagem
Tema: Contando histórias
Objetivos específicos:
-Desenvolver
a linguagem oral, visual e corporal.
-Desenvolver
a percepção auditiva e tátil.
-Desenvolver
o sentimento positivo em relação aos animais.
-Desenvolver
a fantasia, imaginação e criatividade.
-Desenvolver
as possibilidades de movimento das crianças através da livre expressão, da
observação e também da imitação de gestos realizados pelos animais e
reproduzidos pelas educadoras.
-Identificar
figuras grandes e coloridas de galinha
Introdução:
Na atividade 1 realizar uma roda de histórias
utilizando fantoches de galinha( palitoches ) . Na atividade 2 realizar carimbo
de mãos em papel para a fabricação de um cartaz.
Atividade1:
Faremos uma
rodinha para conversar a galinha, utilizar fantoches e inventarei histórias
dando ênfase ao carinho com os animais. Também mostrar grandes placas com
imagens de galinha e permitir que manuseiem e explorem livremente.
Atividade2:
Vamos
carimbar as mãozinhas em tnt com tinta guache, conversar sobre o que está sendo
feito: Vamos pintar a galinha? Olha que
legal está ficando. Depois de secar a pintura formar a figura de uma galinha
Fechamento:
Mostrar grandes placas com imagens de galinha e permitirei que manuseiem e explorem
livremente.
24 comentários:
Ótima iniciativa...Parabéns!!!
Parabéns pela iniciativa... Achei ótima as indicações!!!
Muito legal os planejamentos, gostei parabéns
Amei poderia me mandar para o e-mail
Suelen_cristina30@hotmail.com
ÓTIMO SEU PLANEJAMENTO, PARABÉNS!
Parabéns, bem elaborado
Adorei seu planejamento. Irei usar com meus bebês. Parabéns e obrigada pela ajuda.
Otimos planejamentos,gostei.
Estou iniciando com a turma do A idades de seus meses todos tem seis meses, n sei como planejar ...Estou desesperada!
Parabéns,adorei as idéias.
Maravilhoso, parabéns
Parabéns pelo trabalho, ótimo incentivo
Ótimo
Amei
Amei
Amei
Amei
Adorei.
Amei
Ótimos planejamento, amei!
Amei ,parabepa pelo trabalho me ajudou muito
PARABÉNS!!!!!!
vou usar essas dicas no período integral zona norte sp, muito obrigada, ajudou de verdade
muito bom. estava procurando atividades para fazer com minha filha de dez meses. e teu planejamento é muito coerente com essa etapa e, principalmente, realista.
Postar um comentário
Registre sua presença!